ARTICULAÇÃO ENSINO-SERVICO NOS PROCESSOS DE HUMANIZACAO EM SAÚDE

Autor/innen

  • Elane da Silva Barbosa Universidade Estadual do Ceará
  • Kalyana Cristina Fernandes de Queiroz Faculdade Católica do Rio Grande do Norte

Schlagworte:

Chave, Articulação, ensino, serviço, humanização

Abstract

A articulação entre ensino-serviço é considerada uma prática fundamental para os processos de humanização em saúde. Para tanto, este artigo tem como objetivo geral: analisar a articulação entre ensino-serviço e a sua contribuição para o processo de humanização em saúde. E como objetivos específicos: discutir como a formação universitária pode possibilitar uma prática mais humanizada; discorrer sobre a articulação ensino-serviço na cidade de Mossoró-RN; e refletir sobre importância dos municípios possuírem um setor de educação em saúde. Trata-se de relato de experiência, no qual as autoras esboçam uma visão crítico-reflexiva das suas próprias vivências em cargos de gestão acadêmica e de serviços. Pode-se identificar, ao longo da reflexão, que a articulação ensino-serviço-comunidade-gestão é valiosa para todos os atores envolvidos, visto que possibilita uma aproximação entre a instituição formadora; os serviços que possibilitam vivências práticas; os usuários na comunidade que são beneficiados com esta articulação e contribuem para a formação dos futuros profissionais; e, para a gestão que consegue permitir uma aproximação entre a formação e a prática, sendo esta prática rica de vivências e a formação cheia de teorias. Conclui-se, portanto, que o diálogo entre teoria e prática conduz há um processo de transformação do fazer profissional de forma articulada, humanizada e condizente com o contexto social, cultural, econômico, político de uma comunidade, de um equipamento.

Literaturhinweise

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 8.080, de 19 de Setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União. 19 Set 1990.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Brasília: MEC, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf. Acesso em: 24 mar. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES 4, de 19 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia. Brasília: MEX, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES042002.pdf. Acesso em: 24 mar. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização. Formação e intervenção. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 5, de 15 de março de 2011. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, estabelecendo normas para o projeto pedagógico complementar para a Formação de Professores de Psicologia. Brasília: MEC, 2011. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7692-rces005-11-pdf&category_slug=marco-2011-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 24 mar. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 3, de 20 de junho de 2014. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. Brasília: MEC, 2014. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15874-rces003-14&category_slug=junho-2014-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 24 mar. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 6, de 19 de outubro de 2017. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=74371-rces006-17-pdf&category_slug=outubro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 24 mar. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 3, de 21 de junho de 2021. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia e dá outras providências. Brasília: MEC, 2021. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=191741-rces003-21&category_slug=junho-2021-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 24 mar. 2022.

CECCIM, R. B; FEUERWERKER, L. C. M. O Quadrilátero da Formação para a Área da Saúde: Ensino, Gestão, Atenção e Controle Social. PHYSIS: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 14, n. 01, p. 41- 65, 2004. Disponível em: https://bit.ly/2WSjqhh. Acesso em: 11 abr. 2021.

COSTA, D. A. S. et al. Diretrizes curriculares nacionais das profissões da Saúde 2001-2004: análise à luz das teorias de desenvolvimento curricular. Interface, Botucatu, v. 22, n. 67, p. 1183-1195, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/GZsw79s7SZGBXZ3QNBhNppn/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 24 mar. 2022.

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2008.

MERHY, E. E. Educação Permanente em Movimento: uma política de reconhecimento e cooperação, ativando os encontros do cotidiano no mundo do trabalho em saúde, questões para os gestores, trabalhadores e quem mais quiser se ver nisso. Saúde em Redes, Rio de Janeiro, v. 01, n. 01, p. 01-10. 2015. Disponível em: https://bit. ly/2WNg67d. Acesso em: 10 abr. 2021.

MENDES, T. DE M. C. et al. Interação Ensino-Serviço-Comunidade no Brasil e o que dizem os atores do cenário da prática: uma revisão integrativa. Revista Ciência Plural, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 98-116, 6 jul. 2018.

Veröffentlicht

2022-05-05

Zitationsvorschlag

DA SILVA BARBOSA, E.; FERNANDES DE QUEIROZ, K. C. . ARTICULAÇÃO ENSINO-SERVICO NOS PROCESSOS DE HUMANIZACAO EM SAÚDE. Omnia Sapientiae, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 86–96, 2022. Disponível em: https://revistas.catolicadorn.com.br/omnia/article/view/35. Acesso em: 27 nov. 2024.