DA TEORIA À PRÁTICA
aprendizagem ativa por meio de torres de macarrão (marshmallow challenge) na robótica educacional
DOI:
https://doi.org/10.61228/os.v5i3.110Palavras-chave:
aprendizagem ativa, robótica educacional, educação básicaResumo
O presente texto tem como objetivo relatar a experiência de uma atividade teórico-prática desenvolvida no componente curricular de Robótica, que culminou com a construção de uma torre de macarrão, conhecida como marshmallow challenge. O estudo caracteriza-se como de natureza qualitativa, de caráter descritivo, com apoio em revisão bibliográfica. As atividades foram realizadas no mês de novembro de 2024, no Colégio Diocesano Santa Luzia, localizado no município de Mossoró, Rio Grande do Norte, envolvendo turmas do 6º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais. O projeto foi organizado em três aulas com temáticas distintas: a primeira abordou conceitos relacionados a estruturas rígidas e flexíveis; a segunda concentrou-se no planejamento e na elaboração da torre; e a terceira discutiu o movimento das placas tectônicas, estabelecendo relações entre os conceitos científicos e a atividade prática. As ações desenvolvidas buscaram consolidar as aprendizagens, promovendo a articulação entre teoria e prática. A experiência evidenciou contribuições significativas para a formação dos estudantes, ao favorecer uma aprendizagem ativa, baseada na experimentação, estimulando o engajamento, a criatividade e a construção colaborativa do conhecimento.
Downloads
Referências
ALMEIDA, F. F. M.; CARNEIRO, C. D. R. Origem e evolução da Serra do Mar. Revista Brasileira de Geociências, v. 34, n. 2, p. 135-150, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Omnia Sapientiae

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Omnia Sapientiae adere a uma Licença Creative Commons Internacional (CC BY 4.0). Desta forma fica expressa a permissão para que compartilhem (copiem e redistribuam o material em qualquer formato) e adaptem (remixem, transformem e criem a partir do material), mesmo para fins comerciais, desde que citada a fonte.
Omnia Sapientiae adheres to an International Creative Commons License (CC BY 4.0). In this way, permission is expressed to share (copy and redistribute the material in any format) and adapt (remix, transform, and build upon the material), even for commercial purposes, as long as the source is cited.
Omnia Sapientiae adhiere a una Licencia Creative Commons Internacional (CC BY 4.0). De esta forma, se expresa el permiso para compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material), incluso para fines comerciales, siempre que se cite la fuente.



