INTEGRAÇÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EJA E A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.61228/os.v5i1.98Palavras-chave:
EJA, Educação Inclusiva, Gestão Escolar, Legislação, Alunos com Alunos necessidades especiais, CurrículoResumo
Esta pesquisa aborda a capacitação da comunidade escolar para a efetiva integração de alunos com deficiência intelectual (DI) na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Analisa-se a legislação vigente, como a LDBEN 9.394/1996, e as políticas públicas que garantem a inclusão, destacando a importância de uma gestão escolar democrática e participativa. Discute-se o perfil psicossocial dos alunos, a formação docente e a necessidade de metodologias adaptadas para além da sala de aula. Evidencia-se a marginalização desses estudantes e a urgência de projetos educacionais e sociais que promovam sua inclusão. A pesquisa aponta a falta de preparo dos professores e gestores, reforçando a necessidade de capacitação continuada e estratégias inovadoras. Conclui-se que, apesar dos avanços legais, persistem desafios na efetivação de uma educação inclusiva, demandando maior conscientização, políticas públicas eficazes e participação social para assegurar direitos e cidadania plena aos alunos da EJA com DI.
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