INTEGRAÇÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EJA E A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR

Auteurs

  • Aline de Castro Domingos
  • Janaina Nogueira da Silva
  • Susana Soares Barreira

DOI :

https://doi.org/10.61228/os.v5i1.98

Mots-clés :

EJA, Educação Inclusiva, Gestão Escolar, Legislação, Alunos com Alunos necessidades especiais, Currículo

Résumé

Esta pesquisa aborda a capacitação da comunidade escolar para a efetiva integração de alunos com deficiência intelectual (DI) na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Analisa-se a legislação vigente, como a LDBEN 9.394/1996, e as políticas públicas que garantem a inclusão, destacando a importância de uma gestão escolar democrática e participativa. Discute-se o perfil psicossocial dos alunos, a formação docente e a necessidade de metodologias adaptadas para além da sala de aula. Evidencia-se a marginalização desses estudantes e a urgência de projetos educacionais e sociais que promovam sua inclusão. A pesquisa aponta a falta de preparo dos professores e gestores, reforçando a necessidade de capacitação continuada e estratégias inovadoras. Conclui-se que, apesar dos avanços legais, persistem desafios na efetivação de uma educação inclusiva, demandando maior conscientização, políticas públicas eficazes e participação social para assegurar direitos e cidadania plena aos alunos da EJA com DI.

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Aline de Castro Domingos

Graduada em Pedagogia pela Estácio de Sá/Professora de educação infantil na rede privada de ensino.

Janaina Nogueira da Silva

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá-Niteroí-Rio de Janeiro/Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade La Salle em Canoas, RS.

Susana Soares Barreira

Graduada em pedagogia na Universidade Estácio de Sá, Niterói/Especialista em  Psicopedagogia Clínica e Institucional na Universidade Universo de São Gonçalo

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Publiée

2025-06-21

Comment citer

DE CASTRO DOMINGOS, Aline; NOGUEIRA DA SILVA, Janaina; SOARES BARREIRA, Susana. INTEGRAÇÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EJA E A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR. Omnia Sapientiae, Mossoró, RN, v. 5, n. 1, p. 56–63, 2025. DOI: 10.61228/os.v5i1.98. Disponível em: https://revistas.catolicadorn.com.br/omnia/article/view/98. Acesso em: 2 déc. 2025.

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