EDUCAÇÃO E HUMANIZAÇÃO: POÉTICA DA CONDIÇÃO HUMANA

Autores

  • Ailton Siqueira de Sousa Fonseca Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Charles Lamartine de Sousa Freitas Faculdade Católica do Rio Grande do Norte
  • Rosilene da Costa Bezerra Ramos Faculdade Católica do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Humanização, Condição Humana, Educação dos Gestos Poéticos

Resumo

A reflexão proposta neste ensaio coloca em tela a Educação como lugar investigativo privilegiado para se pensar a formação humana. Educação aqui defendida não como um projeto que limita o seu propósito ao viés mercadológico, em detrimento do mote principal do processo formativo, a saber, a humanização dos sujeitos. Trata-se de educar para os novos desafios do homem contemporâneo, que precisa primeiramente se conhecer e saber conviver em meio à diversidade para, então, compreender a ontologia da condição humana. Refletir sobre o caráter humanizador da educação é imprescindível à compreensão das adversidades que envolvem os processos educativos atuais, uma vez que reivindica um projeto em que o sujeito desvele e resgate a sua identidade humana. Um modelo urdido por princípios éticos, estéticos e humanitários, potencializadores da dimensão do existir e parte da totalidade do que é ser pessoa. O texto a seguir busca proporcionar reflexões sobre outras formas do viver a educação. É possível mirar nossa lente para a necessidade do educar, ancorada à sensibilidade dos gestos poéticos na formação humana, tarefa urgente em um tempo de desesperança.

 

Referências

ALVES, Rubem. Gandhi: política dos gestos poéticos. São Paulo: FTD, 1994.

ANDRADE, Carlos Drummond. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002.

BARROS, Manoel de. O livro das ignorãças. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016.

CÂNDIDO, Antônio. Direitos Humanos e literatura. In: FESTER, Antônio Carlos Ribeiro. (Org.). Direitos humanos E… Brasília: Brasiliense, 1989.

COUTO, Mia. E se Obama fosse africano? e outras interinvenções – Ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

DOLORS, Jacques et al. Educação um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. Tradução de José Carlos Eufrázio. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO; MEC, 2001.

ENRIQUEZ, Eugène. Caminho para o outro, caminho para si. Revista Sociedade e Estado, Brasília, v. 9, n. 12, jan./dez., 1994.

FONSECA, Ailton Siqueira de Sousa; EVANGELISTA, Jucieude de Lucena; QUEIROZ, Allan Phablo. A paixão tece os saberes que nos fazem falar. In: VIEIRA, José Glebson; SOUZA, Karlla Christine de Araújo; VON ZUBEN, Marcos de Camargo (Org.). Sujeito, saberes e práticas sociais. Mossoró: Edições UERN, 2011. p. 215-228.

HANSEN, João Adolfo. Reorientações no campo da leitura literária. In: ABREU, Márcia; SCHAPOCHNIK, Nelson (Org.). Cultura letrada no Brasil: objetos e práticas. Campinas: Mercado de Letras, 2005.

KRISHNAMURTI, J. A educação e o significado da vida. Tradução de Hugo Veloso. São Paulo: Cultrix, [s.d.].

LEMINSKI, Paulo. Poesia: a paixão da linguagem. In: NOVAES, Adauto (org.). Os sentidos da paixão. São Paulo: Companhia das Letras2009. p.322-350.

LISPECTOR, Clarice. Onde estivestes de noite (contos). Rio de Janeiro: Rocco, 2007.

MEIRELES, Cecília. Ou isto ou aquilo. 6. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand, 2000.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeane Sawaya. São Paulo: Cortez, 2000b.

MORIN, Edgar. O método 5: a humanidade da humanidade: a identidade humana. Tradução de Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2002.

MORIN, Edgar. Amor, poesia e sabedoria. Tradução de Edgard de Assis Carvalho. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

MORIN, Edgar. Meus demonios. Traduçao de Fernando Martinho. Lisboa: Publicações Europa- América, 1995.

NUNES, César. Educação em Direitos Humanos no Brasil Atual: Fundamentos políticos e práticas pedagógicas emancipatórias possíveis. In: NUNES, César Augusto R.; GOMES, Catarina (Orgs.). Direitos Humanos, Educação e Democracia. Jundiaí: In House, 2019.

PAULO, Freire. Educação como prática da liberdade. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

PAULO, Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

PAZ, Octavio. Vislumbres da Índia: um diálogo com a condição humana. Tradução de Olga Savary. São Paulo: Mandarim, 1996.

ROSA, Guimarães. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

ROUANET, Sergio Paulo. Razao e paixao. In: NOVAES, Adauto (Org.). Os sentidos da paixão. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p.500-536.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Projeto para a Educação do Senhor de Sainte-Marie. Tradução de Dorothée de Bruchard. Porto Alegre: Paraula, 1994.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Downloads

Publicado

2021-08-06

Como Citar

FONSECA, A. S. de S. .; FREITAS, C. L. de S. .; RAMOS, R. da C. B. EDUCAÇÃO E HUMANIZAÇÃO: POÉTICA DA CONDIÇÃO HUMANA. Omnia Sapientiae, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 13–25, 2021. Disponível em: https://revistas.catolicadorn.com.br/omnia/article/view/10. Acesso em: 16 set. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)