EDUCAÇÃO E HUMANIZAÇÃO: POÉTICA DA CONDIÇÃO HUMANA

Autori

  • Ailton Siqueira de Sousa Fonseca Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Charles Lamartine de Sousa Freitas Faculdade Católica do Rio Grande do Norte
  • Rosilene da Costa Bezerra Ramos Faculdade Católica do Rio Grande do Norte

Parole chiave:

Humanização, Condição Humana, Educação dos Gestos Poéticos

Abstract

A reflexão proposta neste ensaio coloca em tela a Educação como lugar investigativo privilegiado para se pensar a formação humana. Educação aqui defendida não como um projeto que limita o seu propósito ao viés mercadológico, em detrimento do mote principal do processo formativo, a saber, a humanização dos sujeitos. Trata-se de educar para os novos desafios do homem contemporâneo, que precisa primeiramente se conhecer e saber conviver em meio à diversidade para, então, compreender a ontologia da condição humana. Refletir sobre o caráter humanizador da educação é imprescindível à compreensão das adversidades que envolvem os processos educativos atuais, uma vez que reivindica um projeto em que o sujeito desvele e resgate a sua identidade humana. Um modelo urdido por princípios éticos, estéticos e humanitários, potencializadores da dimensão do existir e parte da totalidade do que é ser pessoa. O texto a seguir busca proporcionar reflexões sobre outras formas do viver a educação. É possível mirar nossa lente para a necessidade do educar, ancorada à sensibilidade dos gestos poéticos na formação humana, tarefa urgente em um tempo de desesperança.

 

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Pubblicato

2021-08-06

Come citare

FONSECA, A. S. de S. .; FREITAS, C. L. de S. .; RAMOS, R. da C. B. EDUCAÇÃO E HUMANIZAÇÃO: POÉTICA DA CONDIÇÃO HUMANA. Omnia Sapientiae, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 13–25, 2021. Disponível em: https://revistas.catolicadorn.com.br/omnia/article/view/10. Acesso em: 21 nov. 2024.

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