Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O manuscrito foi revisto cuidadosamente (forma e conteúdo), aprovado por todos os autores e cumpre os princípios éticos enunciados.
  • O artigo traz contribuição inédita e não foi nem será submetido a outro periódico para avaliação, até a decisão final da Omnia Sapientiae
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

Diretrizes para Autores

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

São aceitos para a publicação somente trabalhos originais inéditos, e que não estejam sendo avaliados para publicação em outra revista

Textos podem ser redigidos em português.  

São aceitos artigos: 

  • De doutores e doutorandos;
  • De mestres e mestrandos acompanhados por doutor; 
  • De Graduandos acompanhados por doutor. 

Os artigos devem ser enviados eletronicamente, seguindo as etapas do sistema que tem por objetivo dar assistência à edição dos periódicos científicos em cada etapa do processo de editoração.

A publicação dos artigos está sujeita à aprovação prévia da Comissão Editorial da revista. Após essa etapa, serão submetidos à avaliação por, pelo menos, dois pareceristas externos.

A aceitação final dos artigos depende dos seguintes critérios:

  • Recomendação dos pareceristas;
  • Efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autores(es), quando necessário;
  • E aprovação da Comissão Editorial, cuja resolução contemplará três diferentes avaliações:
    1. Aceitar;
    2. Aprovar com ressalva;
    3. Rejeitar

Importante:

  • A Omnia Sapientiae não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores.
  • O envio espontâneo de qualquer submissão implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO 

Digitação: o texto deve ser composto em programa Word versão (DOCx) ou compatível e os gráficos em programas compatíveis com o Windows, como Excel, e formato de imagens:  Figuras (GIF) e Fotos (JPEG), com resolução mínima de 300 dpi. Deve ter no máximo 17 páginas, tamanho A4, digitado com espaçamento 1,0 cm (simples), fonte Times New Roman, estilo normal, tamanho 12 e parágrafo recuado por 1,25 cm. Todas as margens deverão ter 2,5 cm. Relatos de caso, comunicações curtas, devem apresentar até 3 páginas, incluindo tabelas e figuras.

Tamanho: o manuscrito não deverá ultrapassar 2,0 MB.

Organização: Artigo científico deverá ser organizado em título, nome do(s)autor(es), resumo, palavras-chave, título em inglês, abstract, keywords, introdução, revisão da literatura, metodologia, resultados e discussão, conclusão, agradecimentos (opcional), e referências. Ensaio teórico e experiência pedagógica deverão ser organizados em título, nome do(s)autor(es), resumo, palavras-chave, título em inglês, abstract, keywords, introdução, desenvolvimento textual (a ser construído conforme a análise de cada assunto), conclusão, agradecimentos (opcional), e referências.

Título: deve ser escrito em maiúscula, negritado, centralizado na página, no máximo com 14 palavras, sem abreviações. Os títulos das demais seções da estrutura (resumo, abstract, introdução, revisão da literatura, metodologia, resultados e discussão, conclusão, agradecimentos e referências) deverão ser escritos em letra maiúscula, negrito e justificado à esquerda.

Só serão aceitos, no máximo, 5(cinco) autores por artigo submetido: ressaltamos que, salvo algumas condições especiais, poderá ser incluído outros autores mediante apresentação de justificativas. A justificativa deverá ser anexada, no ato da submissão, em “Documentos Suplementares”, para que o Comitê Editorial proceda com a devida análise.

Caso isso não ocorra, a submissão de artigo com número superior a 5 (cinco) autores não será aceita.

** Não serão permitidas mudanças nos nomes de autores a posteriori.

Resumo e Abstract: no mínimo 100 e no máximo 250 palavras.

Palavras-chave e Keywords: a primeira letra maiúscula. Devem ter, no mínimo, três e, no máximo, cinco palavras, não constantes no título e separadas por ponto.

Introdução: pode conter citações atuais que apresentem relação com o assunto abordado na pesquisa. Deve fornecer aos leitores as informações de contexto necessárias ao entendimento do estudo e as razões pelas quais os autores conduziram as coletas de dados. A Introdução deve responder à pergunta: que questão/problema foi estudado? Em algumas situações o referencial teórico pode estar incluído neste tópico.

Material e Métodos: deve conter informações imprescindíveis que possibilitem a reprodutibilidade da pesquisa. Importante mencionar local, período, classificar a pesquisa, ética na pesquisa, entre outros.

Resultados e Discussão (se for o caso): os resultados obtidos devem ser discutidos e interpretados à luz da literatura. Podendo apresentar tabelas, quadros e figuras para apresentar os resultados.

Conclusão(s): deve ser em texto corrido, sem tópicos e responder aos objetivos do trabalho.

Agradecimentos (se for o caso): logo após as conclusões, poderão vir os agradecimentos a pessoas ou instituições, indicando, de forma clara, as razões pelas quais os faz.

Tabelas: sempre com orientação em ‘’retrato’’. Serão numeradas consecutivamente com algarismos arábicos na parte superior. Não usar linhas verticais. As linhas horizontais devem ser usadas para separar o título do cabeçalho e este do conteúdo, além de uma no final da tabela. Cada dado deve ocupar uma célula distinta. Não usar negrito ou letra maiúscula no cabeçalho. Recomenda-se que as tabelas apresentem 8,2 cm de largura, não ultrapassando 17 cm.

Figuras: sempre com orientação em ‘’retrato’’. Gráficos, fotografias ou desenhos levarão a denominação geral de Figura sucedida de numeração arábica crescente e legenda na parte inferior. Para a preparação dos gráficos deve-se utilizar “softwares” compatíveis com “Microsoft Windows”. A resolução deve ter qualidade máxima com pelo menos 300 dpi. As figuras devem apresentar 8,5 cm de largura, não ultrapassando 17 cm. A fonte empregada deve ser a Times New Roman, corpo 10 e não usar negrito na identificação dos eixos. As linhas dos eixos devem apresentar uma espessura de 1,5 mm de cor preta. Tabelas e Figuras devem ser inseridas logo após a sua primeira citação.

  • Apresentação das citações: seguir a norma ABNT 10520/2002

Apresentação das referências: seguir a norma ABNT 6023/2018. UM PERCENTUAL DE 60% DO TOTAL DAS REFERÊNCIAS DEVERÁ SER ORIUNDO DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS INDEXADOS COM DATA DE PUBLICAÇÃO INFERIOR A 10 ANOS.

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