MATRIZ DE REFERÊNCIA DOS OBJETOS DE CONHECIMENTO, DO PLANEJAMENTO À PRÁTICA

Autores

  • Laís Klennaide Galvão da Silva
  • Mirna Sonele Santos Mendonça
  • Nyckson Patrick Santos Soares
  • Meyre-Ester Barbosa de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.61228/os.v5i3.108

Palavras-chave:

matriz de referência, interdisciplinaridade, ensino e aprendizagem

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a construção e a implementação da Matriz de Referência dos Objetos de Conhecimento no Colégio Diocesano Santa Luzia, em Mossoró/RN. O objetivo central consistiu em desenvolver um instrumento pedagógico capaz de articular os objetos de conhecimento previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos materiais didáticos e às práticas pedagógicas adotadas pela escola. Do ponto de vista teórico, a matriz fundamenta-se em concepções pedagógicas defendidas por Freire, ao propor uma pedagogia voltada para a autonomia, na qual o estudante assume papel protagonista em seu processo de aprendizagem; por Saviani, ao enfatizar a função social da escola e a democratização do conhecimento; e por Demo, ao ressaltar a importância de uma avaliação qualitativa, crítica e formativa. Metodologicamente, o estudo envolveu a análise dos materiais didáticos, das competências e habilidades previstas, bem como a realização de encontros coletivos com professores e coordenações pedagógicas. Os resultados evidenciam a necessidade de superar a fragmentação do conhecimento, favorecendo abordagens interdisciplinares e transdisciplinares, além do fortalecimento de projetos bilíngues e práticas pedagógicas inovadoras. Entre os desafios identificados, destacam-se a adaptação de metodologias tradicionais, a formação docente continuada e a consolidação da integração curricular. Conclui-se que a matriz se configura como um instrumento dinâmico e flexível, capaz de potencializar aprendizagens significativas, fortalecer o protagonismo discente e promover a inovação pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laís Klennaide Galvão da Silva

Graduada em Letras (habilitação em Língua Espanhola) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul. Mestranda do Programa de pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) pela UERN, Universidade Federal do Semi-Áriso (UFERSA) e Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Mirna Sonele Santos Mendonça

Bacharel em Serviço Social pela Universidade Potiguar (UnP); graduanda de Pedagogia pela UNINASSAU; Pós-graduanda em Pedagogia empresarial e Educação Coorporativa pela Faculdade Descomplica e Pós-graduanda em Gestão Organizacional pela Universidade Católica do RN.

Nyckson Patrick Santos Soares

Bacharel em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA).

Meyre-Ester Barbosa de Oliveira

Professora Adjunta do Curso de Pedagogia e do POSEDUC/FE/UERN; Doutora em Educação (PROPED/UERJ); Líder do Grupo GEPCE/CNPQ.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CEALE – Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita. Dicionário CEALE de Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita. Belo Horizonte: UFMG, 2025.

DEMO, Pedro. Avaliação Qualitativa. 3 ed. São Paulo: Cortez, 1991.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. Campinas: Autores Associados, 2008.

Downloads

Publicado

2026-01-03

Como Citar

KLENNAIDE GALVÃO DA SILVA, Laís; SONELE SANTOS MENDONÇA, Mirna; PATRICK SANTOS SOARES, Nyckson; BARBOSA DE OLIVEIRA, Meyre-Ester. MATRIZ DE REFERÊNCIA DOS OBJETOS DE CONHECIMENTO, DO PLANEJAMENTO À PRÁTICA. Omnia Sapientiae, Mossoró, RN, v. 5, n. 3, p. 1–12, 2026. DOI: 10.61228/os.v5i3.108. Disponível em: https://revistas.catolicadorn.com.br/omnia/article/view/108. Acesso em: 8 jan. 2026.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)