FATORES MOTIVACIONAIS EM EQUIPE DE DOCENTES NACIONAIS E INTERNACIONAIS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL

Autores

  • Fernanda Leorne Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira-UNILAB
  • Luís Caetano Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira-UNILAB
  • Andrea Kanikadan Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira-UNILAB

Palavras-chave:

Motivação. Teorias de conteúdo. Ensino Superior.

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar os fatores motivacionais do corpo docente de uma instituição federal de ensino superior que conta com uma equipe de professores de 18 nacionalidades. Analisamos os fatores motivacionais teorizados pelos principais estudiosos dessa área, bem como os aspectos culturais envolvidos nesse processo. Em termos metodológicos, a pesquisa teve uma abordagem quantitativa de natureza exploratória, coletando dados através de questionário. A pesquisa teve como participantes os docentes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira - Unilab. A análise das informações foi realizada a partir da “Teoria dos Dois Fatores de Herzberg”, traçando um paralelo com a “Teoria das Dimensões Culturais de Geert Hofstede''. Os resultados apontam que, os fatores motivacionais intrínsecos são os que mais contribuem para a motivação dos docentes e que estes estão diretamente relacionados com a responsabilidade do cargo, sentimento de auto realização e progresso profissional.  O fator “cultura” possui forte influência na dinâmica motivacional do corpo docente, porém esta temática carece ser aprofundada.

 

 

Biografia do Autor

Luís Caetano, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira-UNILAB

Licenciado em Gestão de Empresas, Mestre em Comportamento Organizacional, Doutor em Educação (Especialidade de Tecnologia Educativa) e Pós-Doutor em Ensino. Atualmente é professor adjunto no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, atuando no Curso de Administração Pública nas áreas de Relações Internacionais, Comportamento Organizacional, Inovação e Criatividade. Em termos de pesquisa, concentra a sua atividade nas áreas da Inovação Tecnológica, Tecnologia Educativa e Políticas Públicas na Educação.

Andrea Kanikadan, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira-UNILAB

Professora do curso de Administraçõ Pública da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileir-UNILAB.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução Complementar Consuni N° 3: Aprova o texto definitivo do novo Estatuto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). 2020. Disponível em: [https://unilab.edu.br/wp-content/uploads/2020/12/Estatuto-Unilab-Dez.2020.pdf]. Acesso em: 20 jun. 2021.

CALGARO, Francieli. Análise dos Fatores que Contribuem para a Motivação no Trabalho dos Servidores Técnicos Administrativos em Educação da Unipampa. Porto Alegre-RS 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialista) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração geral e pública. 3ª edição. Barueri, SP. 2012.

DICIO. Dicionário Online de Português. 2009-2021. Disponível em [https://www.dicio.com.br/]. Acesso em: 15 de jun. de 2021.

FARIAS, Litieli Tadiello Bedinoto. Fatores Motivacionais No Serviço Público: Um Estudo De Caso Em Um Campus Descentralizado De Uma Universidade Pública. Porto Alegre-RS 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialista) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015.

FRANKENTHAL, Rafaela. Entenda a escala Likert e como aplicá-la em sua pesquisa, 2017. Disponível em: [https://mindminers.com/blog/entenda-o-que-e-escala-likert/] Acesso: em 22 de julho de 2021

GOMES, Alcindo Arcenio Pinheiro; QUELHAS, Osvaldo Luiz Gonçalves. A motivação no ambiente organizacional. Revista. Florianópolis, v. 3, n. 3, mar. 2003. ISSN 16761901. Produção online. Disponível em: [https://producaoonline.org.br/rpo/article/view/567]. Acesso em: 30 jun. 2021. doi: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v3i3.567.

LACERDA, Daniel Pacheco. Cultura organizacional: sinergias e alergias entre Hofstede e Trompenaars. RAP-Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro. 45(5):1285-1301, set./out. 2011.

MEIRINHOS, Manuel; OSÓRIO, António. O estudo de caso como estratégia de investigação em educação The case study as research strategy in education. EDUSER: Revista de educação, Inovação e Investigação em Educação Vol 2(2), 2010.

OLIVEIRA, Maxwell Ferreira de. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em Administração-- 72 p.: il. Catalão: UFG, 2011.

OSÓRIO, Manuel Meirinhos António. O estudo de caso como estratégia de investigação em educação The case study as research strategy in education. EDUSER: revista de educação, Inovação, Investigação em Educação Vol 2(2), 2010

SANTANA, Daniela Lima de; MENDES, George Alves; MARIANO, Ari Melo. Estudo das dimensões culturais de Hofstede: análise comparativa entre Brasil, Estados Unidos e México. C@LEA – Revista Cadernos de Aulas do LEA, Ilhéus, n. 3, p. 1 – 13, nov. 2014.

UNILAB. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Institucional: Unilab-Institucional. [Redenção], [2021]. Disponível em: [https://unilab.edu.br/institucional-2/]. Acesso em: 20 jun. 2021.

VIEIRA, Carolina Belli; BOAS, Ana Alice Vilas; ANDRADE, Rui Otavio Bernardes de e; OLIVEIRA, Elias Rodrigues de. Motivação na Administração Pública: considerações teóricas sobre a aplicabilidade dos pressupostos das teorias motivacionais na esfera pública. Revista ADMpg Gestão Estratégica, v. 4, n. 1, 2011.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

LEORNE, F.; CAETANO, L. M. D.; KANIKADAN, A. Y. S. . FATORES MOTIVACIONAIS EM EQUIPE DE DOCENTES NACIONAIS E INTERNACIONAIS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL . Omnia Sapientiae, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 19–34, 2022. Disponível em: https://revistas.catolicadorn.com.br/omnia/article/view/38. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo