REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE DESAFIOS DO EMPREENDEDORISMO SOCIAL NAS INICIATIVAS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Gilmara Dutra Dias UFERSA
  • José Milton de Souza Filho
  • Oderlene Vieira de Oliveira
  • Leonete Cristina de Araújo Ferreira Medeiros Silva

Palavras-chave:

Ensino, Empreendedorismo Social, Extensão, Ambiente Acadêmico

Resumo

A pensata explora reflexões sobre o ensino do empreendedorismo social no ambiente acadêmico, com base na Instrução Normativa Nº 01, de 15 de setembro de 2022, da UFERSA, que estabelece a implementação e a creditação de 10% das ações de extensão nos currículos dos cursos de graduação como obrigatórias, incorporando atividades às matrizes curriculares em cinco modalidades: 1) disciplina introdutória; 2) disciplina obrigatória; 3) participações em ações; 4) participação em equipes organizadoras; 5) participação em outras instituições. O objetivo é entender os desafios enfrentados ao implementar iniciativas de empreendedorismo social nos programas de extensão universitária, que são possíveis de superar e maximizar o impacto social. A reflexão envolve uma análise crítica das iniciativas existentes, com foco na intersecção entre inovação social e educação superior, com o intuito de identificar práticas e estratégias eficazes. Após reflexão, entende-se que, embora existam desafios significativos, a integração do empreendedorismo social no ambiente acadêmico tem o potencial de gerar impactos sociais significativos. No entanto, há necessidade de abordar o uso de estratégias para superar os desafios existentes. Considera-se que a discussão contínua sobre esses desafios e a relevância da extensão universitária, quando combinada com o empreendedorismo social, pode ser uma ferramenta para a mudança social.

Referências

BARROS, Ev’Angela Batista Rodrigues de. Por um novo humanismo, inspirado na cultura de paz e justiça. Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão, v. 6, n. 12, p. 7-15, 2022.

BRASIL. Instrução Normativa Nº 01, de 15 de setembro de 2022. Estabelece orientações sobre as diretrizes para a implementação e regulamentação da creditação das ações de extensão nos currículos dos cursos de graduação no âmbito da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Ministério da Educação - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura/Pró-Reitoria de Graduação, 2022. Disponível em: https://prograd.ufersa.edu.br/wp-content/uploads/sites/10/2022/09/instrucao_normativa_-_creditacao_da_extensao_ufersa_assinado_assinado.pdf.

COSTA, E. S. da; RIBEIRO, M. E. da S.; GUIMARÃES, A. R. (2022). Formação empreendedora: uma revisão sistemática da literatura (2010-2020). Argumentum, 14(1), 63-84.

COSTA, Sofia. (2021). Impacto das ações extensionistas no empreendedorismo social: um estudo de longo prazo. International Journal of Social Innovation, 18(3), 213-228.

DEES, James Gregory. The meaning of social entrepreneurship. 1998.

DIAS, Gilmara Dutra; DE FIGUEIREDO, Marina Dantas. Ensino e perspectivas do empreendedorismo social em ações práticas para formação em administração. Omnia Sapientiae, v. 3, n. 1, 2023.

DIAS, Gilmara Dutra et al. Gestão e empreendedorismo: processo de inserção no mercado de trabalho dos engenheiros civis: gestão e empreendedorismo: processo de inserção no mercado de trabalho dos engenheiros civis. Omnia Sapientiae, v. 2, n. 1, p. 58-76, 2022.

DIAS, G. E. D. Serviços educacionais em redes sociais: uma abordagem do método AHP sob a ótica do consumidor. 2012. Dissertação (Mestrado Em Administração de Empresas) – Universidade de Fortaleza, Fortaleza, 2012.

FAUZI, Muhammad Ashraf; TAMYEZ, Puteri Fadzline Muhammad; KUMAR, Senthil. Social entrepreneurship and social innovation in ASEAN: Past, present, and future trends. Journal of social entrepreneurship, p. 1-23, 2022.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015. 127 p.

KLAUMANN, A. P.; TATSCH, A. L. (2022). A extensão universitária como um caminho para a inovação social: análises a partir da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação, 6, 1-15. Salvador: ABEIN.

LANCASTRE, Filipa; LAGES, Carmen; SANTOS, Filipe. Social entrepreneurship as a family resemblance concept with distinct ethical views. Journal of Business Ethics, p. 1-22, 2023.

OLIVEIRA, Edson Marques. Empreendedorismo social no Brasil: atual configuração, perspectivas e desafios–notas introdutórias. Revista da FAE, v. 7, n. 2, 2004.

RIBEIRO, Isadora Paloma Linhares; BRAGA, Filipe de Souza; MACIEL, Hícaro Lima. O desenvolvimento da tecnologia social nas universidades como alternativa para mitigação dos impactos negativos provocados pela carência de políticas públicas. Brazilian Journal of Business, v. 2, n. 2, p. 1035-1042, 2020.

SÁ, Ingrid Soraya de Oliveira, et al. (2021). Desafios na execução de projetos de extensão universitária e responsabilidade social em contexto de pandemia: percepção de gestores docentes/Challenges in Executing University Extension and Social Responsibility Projects in a Pandemic Context: Perception of the Faculty Managers. ID on line. Revista de Psicologia, 15(55), 743-754. DOI: 10.14295/idonline. v15i55.2233.

SANTOS, Maria Santana Ferreira dos; PINHO, Maria José de. A extensão universitária e sua contribuição na formação do estudante de graduação. Revista UFG, v. 19, 2019.

Downloads

Publicado

2024-05-02 — Atualizado em 2024-05-04

Versões

Como Citar

DUTRA DIAS, G.; MILTON DE SOUZA FILHO, J. .; VIEIRA DE OLIVEIRA, O. .; CRISTINA DE ARAÚJO FERREIRA MEDEIROS SILVA , L. . REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE DESAFIOS DO EMPREENDEDORISMO SOCIAL NAS INICIATIVAS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Omnia Sapientiae, [S. l.], v. 4, n. 1, 2024. Disponível em: https://revistas.catolicadorn.com.br/omnia/article/view/90. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo