EXPLORAÇÃO EMPÍRICA DA INOVAÇÃO SOCIAL VOLTADA AO CONSUMO SUSTENTÁVEL EM STARTUP DE FORTALEZA-CE

Autores

  • Gilmara Elke Dutra Dias
  • Marina Dantas de Figueiredo
  • Glaura Kury
  • Neemias Muniz de Souza

DOI:

https://doi.org/10.61228/os.v5i1.100

Palavras-chave:

Agricultura Familiar, Efeitos Sociais, Sustentabilidade, Tecnologia Social

Resumo

A Startup “A Muda Meu Mundo” localizada no nordeste do Brasil busca promover comércio justo e práticas sustentáveis com a finalidade de reduzir pobreza rural e desigualdade fundiária. Com base nesse contexto, buscou-se sinalizar sua atuação como expressão de inovação social voltada ao consumo sustentável. A pesquisa busca compreender de que maneira fatores relacionados à origem do projeto, ao modelo de negócios e às estratégias de expansão influenciam a adoção de práticas sociais voltadas ao consumo sustentável. A metodologia adotada compreende investigação empírica baseada em estudo de caso único, com aplicação de questionário semiestruturado e análise de conteúdo, visando identificar elementos constitutivos do conceito de inovação social. Foram identificados fatores relacionados à fase inicial do projeto, incluindo o modelo de negócios e os planos de expansão conduzidos pela Entrevistada (E1). Também foram explorados o impacto social e as possibilidades de implementação pelas empresas, com base na perspectiva da jornalista (E2) do Instituto Internacional de Certificação em Environmental, Social and Governance (ESG). Os resultados da pesquisa apresentam contribuições da Inovação Social para o Consumo Sustentável, ao expandir o conhecimento, conectar teorias, aplicar metodologias, destacar o papel social do comércio justo e influenciar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural, segurança alimentar e equidade socioambiental. No campo científico, ampliam conhecimento sobre negócios sustentáveis; socialmente, fortalecem iniciativas empreendedoras e redes locais; na prática, oferecem elementos estratégicos para consumo responsável com efeitos sociais.

Biografia do Autor

Gilmara Elke Dutra Dias

Bolsista CAPES e Doutoranda pelo Programa Acadêmico de Pós-Graduação em Administração pela Universidade de Fortaleza-CE. Professora Adjunta Nível 3 da Classe B da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4228554T6.

Marina Dantas de Figueiredo

Realizou estágio pós-doutoral na Technische Universiatat Berlin, como bolsista PROBRAL-CAPES. Doutora e Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade do Rio Grande do Sul -PPGA/EA/UFRGS. Lattes: https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do;jsessionid=8613AB4D1090D918529587AB6035DDB4.

Glaura Kury

Professora e Doutoranda em Administração Programa de Pós-Graduação em Administração pela Universidade de Fortaleza-CE.

Neemias Muniz de Souza

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Administração pela Universidade de Fortaleza-CE. Mestre em Meio Ambiente pela Universidade Ceuma-MA. Gerente de Operações do Grupo Educacional Ceuma.

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Publicado

2025-08-29

Como Citar

ELKE DUTRA DIAS, G.; DANTAS DE FIGUEIREDO, M.; KURY, G.; MUNIZ DE SOUZA, N. EXPLORAÇÃO EMPÍRICA DA INOVAÇÃO SOCIAL VOLTADA AO CONSUMO SUSTENTÁVEL EM STARTUP DE FORTALEZA-CE. Omnia Sapientiae, Mossoró, RN, v. 5, n. 1, p. 34–55, 2025. DOI: 10.61228/os.v5i1.100. Disponível em: https://revistas.catolicadorn.com.br/omnia/article/view/100. Acesso em: 3 set. 2025.

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