MELHORIAS DO APRENDIZADO COM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA ATRAVÉS DA TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS

Autores

  • Nilza Dutra Alves Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Ana Márcia Bezerra Rodrigues
  • Francisco Marlon Carneiro Feijó Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Gardênia Silvana de Oliveira Rodrigues Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Klaudio Antônio Melo de Araújo

Palavras-chave:

animais, limitações, desenvolvimento, comportamento

Resumo

A Terapia assistida por animais (TAA) é um método terapêutico onde o animal é usado como parte principal do tratamento, com a finalidade de promover a saúde física, social, emocional e/ou funções cognitivas das pessoas. O objetivo deste trabalho foi analisar os benefícios da prática da TAA no comportamento social de crianças com deficiência. As sessões foram realizadas com crianças com deficiência de 6 a 15 anos. Foram desenvolvidas atividades que promoviam a interação dos animais com os alunos, estes eram avaliados a partir das observações durante a terapia, através do preenchimento de uma ficha com quesitos sobre comportamento. Questionários foram aplicados antes do início das atividades com animais e reaplicados a cada mês posteriormente, com os pais e os professores. Dos participantes 34% possuíam dificuldade de aprendizado, 25% deficiência intelectual, 17% síndrome de down, 8% hiperatividade e 8% transtorno de déficit de atenção. Com relação ao aprendizado 67% tinha aprendizado regular, 17% bom e 16% ruim, após a TAA, 58% apresentaram aprendizado bom, 17% ótimo, 17% regular e 8% ruim. Quanto à assiduidade, esta aumentou de 67% para 80% após a TAA. Em relação ao comportamento social, 50% apresentaram comportamento positivo e estabeleciam diálogo, após a TAA, 83% apresentou comportamento positivo e estabeleceu diálogo. Deste modo, é possível concluir que a TAA pode servir como auxílio no tratamento de diversas patologias de ordem mental, comportamental e social, partindo do princípio que o amor e a amizade estabelecidos na interação dos seres humanos e animais.

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Referências

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Publicado

2022-05-05

Como Citar

DUTRA ALVES, Nilza; BEZERRA RODRIGUES, Ana Márcia; CARNEIRO FEIJÓ, Francisco Marlon; DE OLIVEIRA RODRIGUES, Gardênia Silvana; MELO DE ARAÚJO, Klaudio Antônio. MELHORIAS DO APRENDIZADO COM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA ATRAVÉS DA TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS. Omnia Sapientiae, Mossoró, RN, v. 2, n. 1, p. 77–85, 2022. Disponível em: https://revistas.catolicadorn.com.br/omnia/article/view/34. Acesso em: 18 out. 2025.

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