MELHORIAS DO APRENDIZADO COM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA ATRAVÉS DA TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS

Autor/innen

  • Nilza Dutra Alves Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Ana Márcia Bezerra Rodrigues
  • Francisco Marlon Carneiro Feijó Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Gardênia Silvana de Oliveira Rodrigues Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Klaudio Antônio Melo de Araújo

Schlagworte:

animais, limitações, desenvolvimento, comportamento

Abstract

A Terapia assistida por animais (TAA) é um método terapêutico onde o animal é usado como parte principal do tratamento, com a finalidade de promover a saúde física, social, emocional e/ou funções cognitivas das pessoas. O objetivo deste trabalho foi analisar os benefícios da prática da TAA no comportamento social de crianças com deficiência. As sessões foram realizadas com crianças com deficiência de 6 a 15 anos. Foram desenvolvidas atividades que promoviam a interação dos animais com os alunos, estes eram avaliados a partir das observações durante a terapia, através do preenchimento de uma ficha com quesitos sobre comportamento. Questionários foram aplicados antes do início das atividades com animais e reaplicados a cada mês posteriormente, com os pais e os professores. Dos participantes 34% possuíam dificuldade de aprendizado, 25% deficiência intelectual, 17% síndrome de down, 8% hiperatividade e 8% transtorno de déficit de atenção. Com relação ao aprendizado 67% tinha aprendizado regular, 17% bom e 16% ruim, após a TAA, 58% apresentaram aprendizado bom, 17% ótimo, 17% regular e 8% ruim. Quanto à assiduidade, esta aumentou de 67% para 80% após a TAA. Em relação ao comportamento social, 50% apresentaram comportamento positivo e estabeleciam diálogo, após a TAA, 83% apresentou comportamento positivo e estabeleceu diálogo. Deste modo, é possível concluir que a TAA pode servir como auxílio no tratamento de diversas patologias de ordem mental, comportamental e social, partindo do princípio que o amor e a amizade estabelecidos na interação dos seres humanos e animais.

Literaturhinweise

ALEN, K.; BLASCOVICH, J. The value of service dogs people with severe ambulatory disabilities: a randomized controlled trial. The Journal of the American Medical Association. v. 275, n. 13, p. 1001-1006, 1996.

ALTHAUSEN, S. Adolescentes com síndrome de Down e cães: compreensão e possibilidades de intervenção. 2006. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 2006.

AMORIM, L. J. et al. A valorizando a vida e a cidadania através da terapia facilitada por cães. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOCIEDADE INCLUSIVA: AÇÕES IINCLUSIVAS DE SUCESSO, 3., 2004, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: PUC-Minas, 2004. p. 1-13.

BELLETATO, L.; BANHATO, E. F. C. Transtorno de ansiedade social (TAS) ou fobia social: contribuições da terapia assistida por animais (TAA). Cadernos de Psicologia –CESJF, v.1, n.1, p.96-114, jun. 2019.

DOTTI, J. Terapia e animais. São Paulo: Livrus, 2014.

FARACO, C. B.; SEMINOTTI, N. A Relação Homem-Animal e a Prática Veterinária. Revista Conselho Federal de Medicina Veterinária, ano 10, n. 32, p. 57-62, 2004.

FINE, A. H. (Ed.). Animal Assisted Therapy: theoretical foundations and guidelines for practice. 2. ed. San Diego: Academic Press, 2006.

KAWAKAMI, C. H. et al. Relato de experiencia: terapia assistida por animais (TAA)-mais um recurso na comunicação entre paciente e enfermeiro. Nursing, São Paulo, v. 61, n. 6, p. 25-29, 2003.

MEDEIROS, A. J. S.; CARVALHO, S. D. Terapia Assistida por Animais a crianças hospitalizadas: revisão bibliográfica. In: XVI CONGRESSO INTERNO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNICAMP, 16., Campinas. Anais [...]. Campinas: UNICAMP, 2008.

MORAES, A. M. S. M; MAGNA, L. A.; FARIA, A. P. Prevenção da Deficiência Mental: conhecimento e percepção dos profissionais de saúde. Cad. Saúde Pública, v. 22, n. 3, p.685-690, mar. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/XbftPgmFrDP4ccFvS8Y3z5n/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 nov. 2019.

OLIVEIRA, V. B. O Brincar no Hospital e a Aderência ao Tratamento. In: SIQUEIRA, M. M. M; JESUS S. N. de; OLIVEIRA, V. B. de. (org). Psicologia da Saúde: Teoria e Pesquisa. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2007. Cap. 11.

OLIVEIRA, G. P.: PUCCI, S. H. M. Terapia assistida por animais: o animal como auxílio terapêutico. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 11, p. 1341–1370, nov. 2021.

VIEIRA, T. F. et al. Terapia assistida por animais e sua influência nos níveis de pressão arterial de idosos institucionalizados. Revista de Medicina, v. 95, n. 3, p. 122-127, jul./set. 2016.

Veröffentlicht

2022-05-05

Zitationsvorschlag

DUTRA ALVES, N.; BEZERRA RODRIGUES, A. M. .; CARNEIRO FEIJÓ, F. M. .; DE OLIVEIRA RODRIGUES, G. S. .; MELO DE ARAÚJO, K. A. . MELHORIAS DO APRENDIZADO COM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA ATRAVÉS DA TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS. Omnia Sapientiae, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 77–85, 2022. Disponível em: https://revistas.catolicadorn.com.br/omnia/article/view/34. Acesso em: 19 sep. 2024.