MATRIZ DE REFERÊNCIA DOS OBJETOS DE CONHECIMENTO, DO PLANEJAMENTO À PRÁTICA

Autores/as

  • Laís Klennaide Galvão da Silva
  • Mirna Sonele Santos Mendonça
  • Nyckson Patrick Santos Soares
  • Meyre-Ester Barbosa de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.61228/os.v5i3.108

Palabras clave:

matriz de referência, interdisciplinaridade, ensino e aprendizagem

Resumen

Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a construção e a implementação da Matriz de Referência dos Objetos de Conhecimento no Colégio Diocesano Santa Luzia, em Mossoró/RN. O objetivo central consistiu em desenvolver um instrumento pedagógico capaz de articular os objetos de conhecimento previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos materiais didáticos e às práticas pedagógicas adotadas pela escola. Do ponto de vista teórico, a matriz fundamenta-se em concepções pedagógicas defendidas por Freire, ao propor uma pedagogia voltada para a autonomia, na qual o estudante assume papel protagonista em seu processo de aprendizagem; por Saviani, ao enfatizar a função social da escola e a democratização do conhecimento; e por Demo, ao ressaltar a importância de uma avaliação qualitativa, crítica e formativa. Metodologicamente, o estudo envolveu a análise dos materiais didáticos, das competências e habilidades previstas, bem como a realização de encontros coletivos com professores e coordenações pedagógicas. Os resultados evidenciam a necessidade de superar a fragmentação do conhecimento, favorecendo abordagens interdisciplinares e transdisciplinares, além do fortalecimento de projetos bilíngues e práticas pedagógicas inovadoras. Entre os desafios identificados, destacam-se a adaptação de metodologias tradicionais, a formação docente continuada e a consolidação da integração curricular. Conclui-se que a matriz se configura como um instrumento dinâmico e flexível, capaz de potencializar aprendizagens significativas, fortalecer o protagonismo discente e promover a inovação pedagógica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Laís Klennaide Galvão da Silva

Graduada em Letras (habilitação em Língua Espanhola) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul. Mestranda do Programa de pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) pela UERN, Universidade Federal do Semi-Áriso (UFERSA) e Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Mirna Sonele Santos Mendonça

Bacharel em Serviço Social pela Universidade Potiguar (UnP); graduanda de Pedagogia pela UNINASSAU; Pós-graduanda em Pedagogia empresarial e Educação Coorporativa pela Faculdade Descomplica e Pós-graduanda em Gestão Organizacional pela Universidade Católica do RN.

Nyckson Patrick Santos Soares

Bacharel em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA).

Meyre-Ester Barbosa de Oliveira

Professora Adjunta do Curso de Pedagogia e do POSEDUC/FE/UERN; Doutora em Educação (PROPED/UERJ); Líder do Grupo GEPCE/CNPQ.

Citas

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CEALE – Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita. Dicionário CEALE de Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita. Belo Horizonte: UFMG, 2025.

DEMO, Pedro. Avaliação Qualitativa. 3 ed. São Paulo: Cortez, 1991.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. Campinas: Autores Associados, 2008.

Publicado

2026-01-03

Cómo citar

KLENNAIDE GALVÃO DA SILVA, Laís; SONELE SANTOS MENDONÇA, Mirna; PATRICK SANTOS SOARES, Nyckson; BARBOSA DE OLIVEIRA, Meyre-Ester. MATRIZ DE REFERÊNCIA DOS OBJETOS DE CONHECIMENTO, DO PLANEJAMENTO À PRÁTICA. Omnia Sapientiae, Mossoró, RN, v. 5, n. 3, p. 1–12, 2026. DOI: 10.61228/os.v5i3.108. Disponível em: https://revistas.catolicadorn.com.br/omnia/article/view/108. Acesso em: 9 ene. 2026.

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a