ARTICULAÇÃO ENSINO-SERVICO NOS PROCESSOS DE HUMANIZACAO EM SAÚDE

Autores

  • Elane da Silva Barbosa Universidade Estadual do Ceará
  • Kalyana Cristina Fernandes de Queiroz Faculdade Católica do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Chave, Articulação, ensino, serviço, humanização

Resumo

A articulação entre ensino-serviço é considerada uma prática fundamental para os processos de humanização em saúde. Para tanto, este artigo tem como objetivo geral: analisar a articulação entre ensino-serviço e a sua contribuição para o processo de humanização em saúde. E como objetivos específicos: discutir como a formação universitária pode possibilitar uma prática mais humanizada; discorrer sobre a articulação ensino-serviço na cidade de Mossoró-RN; e refletir sobre importância dos municípios possuírem um setor de educação em saúde. Trata-se de relato de experiência, no qual as autoras esboçam uma visão crítico-reflexiva das suas próprias vivências em cargos de gestão acadêmica e de serviços. Pode-se identificar, ao longo da reflexão, que a articulação ensino-serviço-comunidade-gestão é valiosa para todos os atores envolvidos, visto que possibilita uma aproximação entre a instituição formadora; os serviços que possibilitam vivências práticas; os usuários na comunidade que são beneficiados com esta articulação e contribuem para a formação dos futuros profissionais; e, para a gestão que consegue permitir uma aproximação entre a formação e a prática, sendo esta prática rica de vivências e a formação cheia de teorias. Conclui-se, portanto, que o diálogo entre teoria e prática conduz há um processo de transformação do fazer profissional de forma articulada, humanizada e condizente com o contexto social, cultural, econômico, político de uma comunidade, de um equipamento.

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Publicado

2022-05-05

Como Citar

DA SILVA BARBOSA, E.; FERNANDES DE QUEIROZ, K. C. . ARTICULAÇÃO ENSINO-SERVICO NOS PROCESSOS DE HUMANIZACAO EM SAÚDE. Omnia Sapientiae, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 86–96, 2022. Disponível em: https://revistas.catolicadorn.com.br/omnia/article/view/35. Acesso em: 23 nov. 2024.