ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWN
DOI:
https://doi.org/10.61228/os.v4i2.95Parole chiave:
Síndrome de Down, Inclusão escolar, Metodologias pedagógicasAbstract
Este trabalho investiga as contribuições das metodologias pedagógicas aplicadas ao processo de inclusão e educação de crianças com síndrome de Down. O propósito deste estudo foi revisar a literatura sobre a inclusão dessas crianças, com o objetivo de identificar desafios e estratégias que auxiliem os educadores no processo de inclusão eficaz no ambiente escolar. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico, focando na inclusão de crianças com síndrome de Down no sistema regular de ensino. Utilizamos palavras-chave como 'síndrome de Down', 'inclusão escolar' e 'metodologias pedagógicas'. Constatou-se que a inclusão é desafiadora, e que todas as metodologias pedagógicas planejadas e implementadas são essenciais para o desenvolvimento dos estudantes em escolas regulares. É fundamental um esforço colaborativo no ambiente escolar como estratégia para promover a inclusão de alunos com deficiências, assegurando que todos aprendam juntos.
Riferimenti bibliografici
ARAUJO, Mariane Andreuzzi de. Práticas pedagógicas na educação infantil frente à acessibilidade curricular de crianças com síndrome de Down. 2019. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3193. Acesso em: 23 abr, 2023.
BRASIL. Ministério Público Federal. Fundação Procurador Pedro Jorge de Melo e Silva. O acesso de alunos com deficiência às escolas e classes comuns da rede regular. Brasília: Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, 2004.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990.
BUCKLEY, S.; BIRD, G. Including children with Down syndrome. Down Syndrome News and Update, v. 1, n° 1, p. 5-13, 1998.
CARVALHO, F. Escola para todos? A educação de crianças com deficiência na perspectiva da ecologia humana. Lisboa: Ministério do Trabalho e Solidariedade Social/Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência, 2007.
COSTA, Cinthya. Inclusão de alunos com síndrome de Down. s/d. Disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/inclusao-sindrome-down- 736664.shtml. Acesso em: 28 jul. 2024
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. FREIRE, P. Educação e Mudança. São Paulo: Paz e Terra,1979.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
PUESCHEL, S. M. Síndrome de Down: Guia para pais e educadores. 2a Edição. Campinas, SP. Editora Papirus, 1995. Série Educação Especial.
SANTOS, Nathália Villela Peres dos; ROSSI, Claudia Maria Soares. O ensino de estudantes com síndrome de Down no contexto da pandemia da covid-19. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 22, n. 43, 2022. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/43/o-ensino-de-estudantes-com- sindrome-de-down-no-contexto-da-pandemia-da-covid-19
SARAIVA, Erilane Maria Rodrigues; KOTTEL, Annemaria. Inclusão de crianças com síndrome de Down no contexto escolar. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 23, n 39, 10 de out. de 2023. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/39/inclusao- de-criancas-com-sindrome-de-down-no-contexto-escolar
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, A. M. Educação Especial e inclusão escolar: histórias e fundamentos. Curitiba: Intersaberes, 2012 (Série Inclusão Escolar).
SILVA, Daniele Sant’Anna Rego da. ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS SÍNDROME DE DOWN:
inclusão possível. Monografia (Pós-Graduação Latu Sensu em Psicopedagogia) Universidade Candido Mendes/AVM, Niterói, 2017. Disponível em: https://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/N208837.pdf. Acesso em: 02 set. 2024.
VESTENA, Carla Luciane Blum; SCHIPPER, Carla Maria de; SOUZA, Flávia Faissal de. Programas e práticas pedagógicas na educação especial e inclusiva. Revista Teias, v. 22, n. 66, p. 3-10, 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S198203052021000300003&script=sci_arttext.
Acesso em: 26 abr, 2023.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Omnia Sapientiae
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Omnia Sapientiae adere a uma Licença Creative Commons Internacional (CC BY 4.0).Desta forma fica expressa a permissão para que compartilhem (copiem e redistribuam o material em qualquer formato) e adaptem (remixem, transformem e criem a partir do material), mesmo para fins comerciais, desde que citada a fonte.