SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

EXPERIÊNCIA COM HORTA DIDÁTICA AGROECOLÓGICA

Autores

  • GARDÊNIA SILVANA DE OLIVEIRA RODRIGUES
  • JEAN DE OLIVEIRA SOUZA
  • FRANCISCA VILANI DE SOUZA
  • ANA BEATRIZ CORDEIRO
  • CELIO EDCARLO PEREIRA DE MENEZES
  • FRANCISCA DAS CHAGAS FERREIRA DE OLIVEIRA
  • IAASMIN RAFAELA SILVA DA FE
  • JOSE PEDRO COSTA NOGUEIRA

DOI:

https://doi.org/10.61228/os.v5i2.101

Palavras-chave:

Educação ambiental, sustentabilidade, agroecologia, consciência ecológica, práticas pedagógicas

Resumo

O projeto “Horta didática” relata a experiência de implantação de uma horta na Escola Estadual Gilberto Rola, situada na comunidade rural Maísa, em Mossoró, com o objetivo de promover a educação ambiental, alimentar e social. A iniciativa articula teoria e prática no cultivo, enfatizando princípios de sustentabilidade, saúde e cidadania. A escolha das espécies priorizou hortaliças de amplo consumo no dia a dia, incluindo cebolinha, rúcula, coentro, cenoura, alface verde, alface roxa, pimentão e beterraba. Durante o cultivo, foram aplicadas técnicas sustentáveis, como compostagem, adubação orgânica e controle natural de pragas, incentivando o consumo consciente, a autonomia, o trabalho em equipe e o respeito ao meio ambiente. A implantação da horta proporcionou aprendizado teórico e prático sobre produção de alimentos, manejo sustentável e adubação natural. Além disso, estimulou a criatividade, fortaleceu o trabalho colaborativo, promoveu hábitos alimentares saudáveis e reforçou a responsabilidade socioambiental, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com a sustentabilidade.

Biografia do Autor

GARDÊNIA SILVANA DE OLIVEIRA RODRIGUES

Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2007), Mestrado (2010) e Doutorado (2014) em Ciências (Fitotecnia) pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

JEAN DE OLIVEIRA SOUZA

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2002), mestrado em Fitotecnia pela Ufersa (2005) e doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009).

FRANCISCA VILANI DE SOUZA

Graduada em Letras UERN (2001).Graduanda em Pedagogia - UNICESUMAR (2020). Mestra em Ciências da Educação - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - ULHT Lisboa/ PT (2013) e Universidade Federal do Ceará – UFC. Especialização em Psicanálise - Ipatinga MG ( 2024) Especialização em Ciências da Educação - Faculdade de Teologia Integrada - FATIN/PE (2011). Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira - UERN (2003). Doutora em Ciências da Educação - Universidad Internacional Tres Fronteras - UNINTER - Assunção /PY (2018).

ANA BEATRIZ CORDEIRO

Técnico de Agroecologia integrado ao ensino médio na E. E. Gilberto Rola.

CELIO EDCARLO PEREIRA DE MENEZES

Técnico de Agroecologia integrado ao ensino médio na E. E. Gilberto Rola.

FRANCISCA DAS CHAGAS FERREIRA DE OLIVEIRA

Técnico de Agroecologia integrado ao ensino médio na E. E. Gilberto Rola.

IAASMIN RAFAELA SILVA DA FE

Técnico de Agroecologia integrado ao ensino médio na E. E. Gilberto Rola.

JOSE PEDRO COSTA NOGUEIRA

Técnico de Agroecologia integrado ao ensino médio na E. E. Gilberto Rola.

Referências

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. São Paulo: EDUSP, 2004. Acesso em: 10 abril 2025.

LOUREIRO, C. F. B. Educação Ambiental: questões de vida. São Paulo: Cortez, 2019. 184 p.

MONTEIRO, M. P.; GONÇALVES, M. M. A.; DIAS, C. A. E. S.; CONCEIÇÃO, F. M.; BRITO, E. A. S. Plantas que curam: horta didática medicinal e condimentar no CMEBI – Oton Gomes de Lima Moju/PA. Caderno Pedagógico, v. 22, n. 1. 2025.

SOUZA, M. E.; SANTOS, A. C. Horta escolar: espaço de promoção de hábitos alimentares saudáveis e educação ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 14, n. 2, p. 93-108, 2019.

VIANA. F. M. P; SANTOS. A. A; FREIRE.F. C. O; CARDOSO. J. E; VIDAL. J. C. Recomendações para o controle das principais doenças que afetam a cultura do melão na região Nordeste. Fortaleza: Embrapa Agroindústria Tropical, 2001. 6 p. (Embrapa Agroindústria Tropical. Circular Técnica, 12).

Downloads

Publicado

2025-09-17

Como Citar

SILVANA DE OLIVEIRA RODRIGUES, G. .; DE OLIVEIRA SOUZA, J.; VILANI DE SOUZA, F.; BEATRIZ CORDEIRO, A.; EDCARLO PEREIRA DE MENEZES, C.; DAS CHAGAS FERREIRA DE OLIVEIRA, F.; RAFAELA SILVA DA FE, I.; PEDRO COSTA NOGUEIRA, J. SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EXPERIÊNCIA COM HORTA DIDÁTICA AGROECOLÓGICA. Omnia Sapientiae, Mossoró, RN, v. 5, n. 2, p. 01–07, 2025. DOI: 10.61228/os.v5i2.101. Disponível em: https://revistas.catolicadorn.com.br/omnia/article/view/101. Acesso em: 18 set. 2025.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)