SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
EXPERIÊNCIA COM HORTA DIDÁTICA AGROECOLÓGICA
DOI :
https://doi.org/10.61228/os.v5i2.101Mots-clés :
Educação ambiental, sustentabilidade, agroecologia, consciência ecológica, práticas pedagógicasRésumé
O projeto “Horta didática” relata a experiência de implantação de uma horta na Escola Estadual Gilberto Rola, situada na comunidade rural Maísa, em Mossoró, com o objetivo de promover a educação ambiental, alimentar e social. A iniciativa articula teoria e prática no cultivo, enfatizando princípios de sustentabilidade, saúde e cidadania. A escolha das espécies priorizou hortaliças de amplo consumo no dia a dia, incluindo cebolinha, rúcula, coentro, cenoura, alface verde, alface roxa, pimentão e beterraba. Durante o cultivo, foram aplicadas técnicas sustentáveis, como compostagem, adubação orgânica e controle natural de pragas, incentivando o consumo consciente, a autonomia, o trabalho em equipe e o respeito ao meio ambiente. A implantação da horta proporcionou aprendizado teórico e prático sobre produção de alimentos, manejo sustentável e adubação natural. Além disso, estimulou a criatividade, fortaleceu o trabalho colaborativo, promoveu hábitos alimentares saudáveis e reforçou a responsabilidade socioambiental, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com a sustentabilidade.
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