EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFERSA

Autores

  • Thiara Fernanda Rodrigues Nunes Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Thaiseany de Freitas Rêgo Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Caritsa Scartaty Moreira Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Formação em Contabilidade, Educação ambiental, Meio ambiente

Resumo

O estudo objetiva analisar como a Educação Ambiental (EA) é abordada no curso de graduação em Ciências Contábeis, da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e pela própria instituição. Para tanto, procedeu-se com a análise de conteúdo de documentos institucionais, tais como: Projeto Pedagógico Institucional (PPI), Plano de Gestão de Logística Sustentável (PGLS), Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projeto Pedagógico de Curso (PPC). Tudo isso, considerando as orientações quanto à inserção da EA na formação de nível superior, como preconiza a Lei n.º 9.795/1999 e a Resolução CNE/CP n.º 2/2012, que dispõem sobre a EA e as diretrizes para sua implementação, respectivamente. Ao proceder com a análise dos referidos documentos, nota-se que há uma desarticulação entre eles, quando se destaca a inserção da EA no planejamento das ações desenvolvidas pela instituição junto ao corpo discente, docente e técnico. No que concerne às ações de pesquisa e extensão, promovidas pela instituição, os dados indicam que a temática é abordada de forma transversal à área Contábil e se alinham mais aos princípios e objetivos da EA, do que a organização curricular dos cursos de graduação. Quando se avalia o curso objeto de análise, nota-se que o PPC está parcialmente desalinhado com o que preceitua as normas vigentes quanto à EA, apesar de algumas disciplinas abordarem a EA como sinônima de sustentabilidade organizacional: “Auditoria ambiental e ecologia”, “Contabilidade ambiental e responsabilidade social”, “Direito ambiental” e “Gestão ambiental”.

Referências

BARBIERI, J. C. A educação ambiental e a gestão ambiental em cursos de graduação em administração: objetivos, desafios e propostas. RAP, Rio de Janeiro, v. 38, n. 6, p. 919-946, nov./dez. 2004.

BARBIERI, J. C.; SILVA, D. Desenvolvimento sustentável e educação ambiental: uma trajetória comum com muitos desafios. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 51-82, maio/jun. 2011.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3. reimp. Lisboa: Edições 70, 2011.

BEUREN, I. M. et al. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2013.

BRANDALISE, L. T. et al. O reflexo da disciplina de educação ambiental na percepção e conduta dos universitários. Revista Pretexto, Belo Horizonte, v. 15, n. 4, p. 11-26, out./dez. 2014.

BRASIL. Lei n.º 4.320, 17 de março de 1964. Institui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L4320.htm . Acesso em: 17 dez. 2018.

BRASIL. Lei n.º 6.404, 15 de dezembro de 1976. Dispõe sobre as Sociedades por Ações. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L6404consol.htm. Acesso em: 17 dez. 2018.

BRASIL. Lei nº. 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1999/lei-9795-27-abril-1999-373224-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 15 ago. 2018.

BRASIL. Resolução CNE/CES n.º 10/2004, 16 de dezembro de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces10_04.pdf. Acesso em: 17 dez. 2018.

BRASIL. Resolução CNE/CP n.º 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Disponível em: http://conferenciainfanto.mec.gov.br/images/conteudo/iv-cnijma/diretrizes.pdf. Acesso em: 15 ago. 2018.

BUGARIM, M. C. C.; OLIVEIRA, O. V. A evolução da Contabilidade no Brasil. In: Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 11., 2014, Resende. Anais [...]. Resende: AEDB, 2014.

CALIXTO, L. O ensino da contabilidade ambiental nas universidades brasileiras: um estudo exploratório. Revista Universo Contábil, v. 2, n. 3, p. 65-78, set./dez. 2006.

CARNEIRO, J. D. (Coord.). Matriz curricular para cursos de Ciências Contábeis: uma proposta da Fundação Brasileira de Contabilidade. Brasília: FBC, 2017.

FRANCISCO, T. H. A. et al. A contribuição do PDI nas atividades de planejamento e gestão das instituições de Educação Superior. Revista GUAL, v. 5, n. 3, p. 81-107, dez. 2012.

FRANCISCO, T. H. A. et al. A relação entre o índice geral de cursos e o projeto pedagógico institucional: análise de faculdades isoladas. Revista Alcance, v. 20, n. 2, p. 186-202, abr./jun. 2013.

GALVÃO, C. C. A.; TENÓRIO, J. N. B. Um estudo sobre o ensino da contabilidade ambiental nos cursos de graduação em Ciências contábeis. In: Congresso Brasileiro de Custos, 16., 2009, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: ABC, 2009.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GONÇALVES-DIAS, S. L. F. et al. Consciência ambiental: um estudo exploratório sobre suas implicações para o ensino de Administração. RAE-eletrônica, v. 8, n. 1, art. 10, jan./jun. 2009.

HERNÁNDEZ-SAMPIERI, R. H.; FERNÁNDEZ-COLLADO, C. F.; LUCIO, P. B. Metodologia da pesquisa. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.

JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de pesquisa, n. 118, p. 189-205, mar. 2003.

KOPEGINSKI, S. I. R.; SAKAMOTO, B. A. M. Ética e educação ambiental. In: ROESLER, M. R. B. (Org.). Por um meio ambiente ecologicamente equilibrado: pensamentos e diálogos. Cascavel: Edunioeste, 2010.

LUIZ, L. C. et al. Agenda ambiental na administração pública (A3P) e práticas de sustentabilidade: estudo aplicado em um instituto federal de educação, ciência e tecnologia. Administração Pública e Gestão Social, v. 5, n. 2, p. 54-62, abr./jun. 2013.

MACHADO, V. S. A.; CASA NOVA, A. P. C. Análise comparativa entre os conhecimentos desenvolvidos no curso de graduação em Contabilidade e o perfil do Contador exigido pelo mercado de trabalho: uma pesquisa de campo sobre Educação Contábil. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, Brasília, v. 2, n. 1, art. 1, p. 1-23, jan./abr. 2008.

MARTINS, A. O.; SANCHES, R. C. F. Por uma educação para sustentabilidade. Veredas do Direito, Belo Horizonte, v. 9, n. 17, p. 61-78, jan./jun. 2012.

MARTINS, G. A.; THEÓPHILO, C. R. Metodologia da investigação científica para as Ciências Sociais Aplicadas. São Paulo: Atlas, 2007.

MUNARETTO, L. F.; BUSANELLO, S. Um estudo sobre inserção da educação ambiental nos projetos pedagógicos dos cursos do CESNORS/UFSM. Revista de Administração UFSM, Santa Maria, v. 7, Edição especial, p. 24-39, set. 2014.

OTT, E.; PIRES, C. B. Estrutura curricular do curso de Ciências Contábeis no Brasil versus estruturas curriculares propostas por organismos internacionais: uma análise comparativa. Revista Universo Contábil, Blumenau, v. 6, n. 1, p. 28-45, jan./mar. 2010.

PALMA, I. R. Análise da percepção ambiental como instrumento ao planejamento da educação ambiental. 83 fls. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

PALMA, L. C.; ALVES, N. B.; SILVA, T. N. Educação para a sustentabilidade: a construção de caminhos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 83-118, maio/jun. 2013.

PASE, J. et al. Educação ambiental na Universidade: percepção dos acadêmicos do curso de Administração em Santa Maria-RS. Revista Capital Científico, Guarapuava, v. 12, n. 2, p. 65-82, abr./jun. 2014.

PELEIAS, I. R. et al. (org.). Didática do ensino da contabilidade: aplicável a outros cursos superiores. São Paulo: Saraiva, 2006.

PEREIRA, R. S. Educação ambiental na formação do administrador - (José Carlos Barbieri, Dirceu da Silva - 2011). Administração: Ensino e Pesquisa, v. 14, n. 2, p. 403-407, 2013.

PETARNELLA, L.; SILVEIRA, A.; MACHADO, N. S. Educação Ambiental e Ensino de Sustentabilidade: Reflexões no Contexto da Administração. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 6, n. 1, p. 1-12, 2016.

PINHEIRO, L. O. et al. A percepção dos discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis da UFERSA quanto à adoção de novas ferramentas de ensino-aprendizagem. In: Congresso UFERSA de Contabilidade, 2., 2015, Mossoró. Anais [...]. UFERSA: Mossoró, 2015.

RIBEIRO, A M.; NASCIMENTO, L. F.; BELLEN, H. M. V. A relevância da temática ambiental na formação dos bacharéis em Ciências contábeis: a percepção dos coordenadores de curso. SINERGIA, Rio Grande, v. 14, n. 1, p. 35-45, 2010.

ROOS, A.; BECKER, E. L. S. Educação ambiental e sustentabilidade. Revista eletrônica em gestão, educação e tecnologia ambiental, v. 5, n. 5, p. 857-866, 2012.

SANTOS, A. M. D. Educação Ambiental: matéria relevante para as Ciências da Administração nas dimensões acadêmica e organizacional. Revista de Ciências da Administração, v. 9, n. 17, p. 132-149, 2007.

SCHMIDT, P.; SANTOS, J. L. História do pensamento contábil. São Paulo: Atlas, 2000 (Coleção resumos de Contabilidade).

SILVA, A. M. et al. Comportamentos ambientalmente responsáveis e sua relação com a educação ambiental. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 4, n. 1, p. 1-16, 2014.

SILVA, E. C. O.; RÊGO, T. F. Proposta formativa versus desempenho: um estudo comparativo entre os cursos de graduação em Ciências Contábeis das IFES brasileiras. Revista Ambiente Contábil, Natal, v. 6, n. 2, p. 55-74, jul./dez. 2014.

SILVA, V. R.; MIRANDA, G. J.; PEREIRA, J. M. ENADE e Proposta curricular do CFC: um estudo em cursos brasileiras de Ciências Contábeis. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, Brasília, v. 11, n. 3, p. 261-275, jul./set. 2017.

SOUZA, L. F. R.; RÊGO, T. F.; GIESTA-CABRAL, L. C. Educação Ambiental e Educação para a Sustentabilidade: um Estudo Bibliométrico das Produções Científicas do EnANPAD, ENGEMA e ECOINOVAR. In: Encontro da ANPAD, 41., 2017, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: ANPAD, 2017.

TAUCHEN, J.; BRANDLI, L. L. A gestão ambiental em instituições de ensino superior: modelo para implantação em campus universitário. Gestão & Produção, v. 13, n. 3, p. 503-515, set./dez. 2006.

TEIXEIRA, A. C. E. A.; TEIXEIRA, H. A. O ensino de administração e a educação ambiental: algumas reflexões sobre os currículos e a importância da formação de agentes multiplicadores nas organizações. Revista Gestão e Planejamento, Salvador, ano 7, v. 13, jan./jun. 2006.

UNESCO. Education for Sustainable Development Goals: Learning Objectives. 2017. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0024/002474/247444e.pdf. Acesso em: 06 ago. 2017.

VIEIRA, J. E.; ECHEVERRÍA, A. R. A administração pública e a educação ambiental no Programa de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos: uma reflexão de uma experiência local. Cadernos EBAPE.BR, v. 5, n. 1, p. 1-15, 2013.

WACHHOLZ, C. B. Campus sustentável e educação: desafios ambientais para a universidade. 181 fls. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Bookman: Portalegre, 2015.

Downloads

Publicado

2021-12-17

Como Citar

RODRIGUES NUNES, T. F. .; DE FREITAS RÊGO, T. .; SCARTATY MOREIRA, C. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFERSA. Omnia Sapientiae, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 12–34, 2021. Disponível em: https://revistas.catolicadorn.com.br/omnia/article/view/20. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo