TEORIA DOS FRAMES TECNOLÓGICOS E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL COM ANÁLISE DE CONTEÚDO EM ADMINISTRAÇÃO

Autori

  • Gilmara Dutra Dias UFERSA
  • Marina Dantas de Figueiredo
  • Oderlene Vieira de Oliveira

Parole chiave:

Organizações, Teoria dos Frames Tecnológicos, Percepção, Análise de Conteúdo da Laurence Bardin

Abstract

A Teoria dos Frames Tecnológicos é uma abordagem que busca compreender como os atores sociais interpretam e usam tecnologias em contextos organizacionais variados. Nesse sentido, buscou-se entender: como a percepção sobre os chatbots de IA no trabalho influencia seu uso, com base nos estudos de Gkinko e Elbanna (2023). A metodologia empregada envolveu estudo de caso e entrevista com 04 usuários, abordando experiências, dificuldades, emoções, opiniões, sugestões de melhorias e outros aspectos relevantes. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas segundo a técnica de Laurence Bardin (2020). Foi identificado quatro dimensões nas discussões. Considera-se que a pesquisa contribui para a compreensão dos chatbots de IA e seu papel na dinâmica organizacional, evidenciando a diversidade e a complexidade dos usuários analisados. A pesquisa também aponta limitações, como o reduzido número de entrevistas e a relação entre os frames e os resultados organizacionais.

Riferimenti bibliografici

ASHFAQ, M.; YUN, J.; YU, S.; LOUREIRO, SMC. Modelando os determinantes da satisfação dos usuários e da intenção de continuidade dos agentes de serviço alimentados por IA. Telemática e Informática, v. 54, 2020. Artigo 101.473.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. (Edição Revista e Atualizada). Edições 70 – Brasil, 2020.

BRACHTEN, F.; KISSMER, T.; STIEGLITZ, S. A aceitação de chatbots em um contexto empresarial – Um estudo de pesquisa. Jornal Internacional de Gestão de Informação, v. 60, p. 1–15, 2021.

DIAS, Gilmara Dutra; DE FIGUEIREDO, Marina Dantas. Ensino e perspectivas do empreendedorismo social em ações práticas para formação em administração. Omnia Sapientiae, v. 3, n. 1, 2023.

DIAS, Gilmara Dutra et al. Gestão e empreendedorismo: processo de inserção no mercado de trabalho dos engenheiros civis: gestão e empreendedorismo: processo de inserção no mercado de trabalho dos engenheiros civis. Omnia Sapientiae, v. 2, n. 1, p. 58-76, 2022.

DIAS, G. E. D. Serviços educacionais em redes sociais: uma abordagem do método AHP sob a ótica do consumidor. 2012. Dissertação (Mestrado Em Administração de Empresas) – Universidade de Fortaleza, Fortaleza, 2012.

ELBANNA, A. Abordagens Sociotécnicas na era da Ciência de Dados e IA: Uma agenda de pesquisa. Anais do 6º Workshop Internacional sobre Perspectiva Sociotécnica no Desenvolvimento de SI (STPIS 2020), p. 4–6, 2020.

EREN, BA. Determinantes da satisfação do cliente no uso do chatbot: Evidências de uma aplicação bancária na Turquia. Jornal Internacional de Marketing Bancário, v. 39, n. 2, p. 294–311, 2021.

FOTHERINGHAM, D.; WILES, MA. O efeito da implementação do atendimento ao cliente chatbot no retorno de ações: uma análise de estudo de evento. Jornal da Academia de Ciências de Marketing, 2022.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GKINKO, Lorentsa; ELBANNA, Amany. The appropriation of conversational AI in the workplace: A taxonomy of AI chatbot users. International Journal of Information Management, v. 69, p. 102568, 2023.

GOMES, Danielle Miranda de Oliveira Arruda; NOGUEIRA, Cláudio André Gondim; DIAS, Gilmara Elke Dutra. A Importância Relativa dos Fatores de Qualidade e seus Determinantes na Seleção de Cursos de Línguas Estrangeiras em Redes Sociais. Revista Electrónica Educare, v. 19, n. 3, p. 195-217, 2015.

GIÓIA, D. Uma metodologia sistemática para fazer pesquisas qualitativas. SÁBIO, p. 1–10, 2020.

PENTEADO, Jeisiane Andresa et al. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: Um estudo de caso em uma reformadora de pneus à luz da teoria dos stakeholders. Faculdade Sant'ana em Revista, v. 7, n. 1, p. 195-220, 2023.

SILVA, E. V. B. da; NUNES, A. O.; DANTAS, J. M. O enfoque CTS na educação profissional e tecnológica: uma revisão do campo entre os anos 1995 e 2020. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, [S.l.], n. 50, p. 237-256, 2021.

Transcrição pelo Transkriptor: Conversão de áudio em texto, transcrição automática, IA de última geração, interface simples. https://transkriptor.com/pt-br/?gad_source=2&gclid=EAIaIQobChMIwoLVw8HDgwMV1EVIAB1NfwYbEAAYASAAEgJ77fD_BwE

YIN, Robert K. Case study research and applications. Thousand Oaks, CA: Sage, 2018.

Pubblicato

2024-05-02 — Aggiornato il 2024-05-04

Versioni

Come citare

DUTRA DIAS, G.; DANTAS DE FIGUEIREDO, M. .; VIEIRA DE OLIVEIRA, O. . TEORIA DOS FRAMES TECNOLÓGICOS E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL COM ANÁLISE DE CONTEÚDO EM ADMINISTRAÇÃO. Omnia Sapientiae, [S. l.], v. 4, n. 1, 2024. Disponível em: https://revistas.catolicadorn.com.br/omnia/article/view/91. Acesso em: 23 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigo