A LAUDATO SI E ALGUMAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO:
CUIDANDO DA NOSSA CASA COMUM
Parole chiave:
educação ambiental, Igreja, casa comumAbstract
O Ensino Social da Igreja foi cuidadoso com todas as realidades da criação. Sempre teve um olhar atento e uma preocupação para com a relação dos seres humanos para com a casa comum buscando salvaguarda o ambiente. Nesse sentido, o presente artigo teve como objetivo apresentar alguns pontos da encíclica do Papa Francisco, desejando que suas palavras ressoem em nossos corações, e sobretudo nos recordem a grande responsabilidade que temos para com a nossa casa comum, levando-nos a uma postura mais contemplativa, ao invés de perpetuarmos certas posturas de abuso dos recursos que recebemos do criador como um dom, sabendo que todo dom implica numa tarefa. Torna-se premente que o cuidado para com a casa comum deve interessar e responsabilizar a todos os homens e mulheres de boa vontade, não somente aos cristãos, pois pelo uso da razão todos são capazes de perceber as belezas de todo o criado, e a urgência de cuidarmos dele, de sermos jardineiros, gerentes e não donos que dispõem dele a seu bel-prazer.
Riferimenti bibliografici
AQUINO JÚNIOR, Francisco de. Fé cristã e superação da crise ecológica. In: Murad, Afonso; Sinivaldo Silva Tavares (Org.). Cuidar da Casa Comum: chaves de leitura teológicas e pastorais da Laudato Si’. São Paulo: Paulinas, 2016. (Coleção antena da fé). p. 24-39.
BOFF, Leonardo. A encíclica do Papa Francisco não é “verde”, é integral. In: Murad, Afonso; Sinivaldo Silva Tavares (Org.). Cuidar da Casa Comum: chaves de leitura teológicas e pastorais da Laudato Si’. São Paulo: Paulinas, 2016. (Coleção antena da fé). p. 15-23.
BRIGHENTI, Agenor. A evolução do conceito de ecologia no Ensino Social da Igreja. Da Rerum Novarum à Laudato Si’. In: Murad, Afonso; Sinivaldo Silva Tavares (Org.). Cuidar da Casa Comum: chaves de leitura teológicas e pastorais da Laudato Si’. São Paulo: Paulinas, 2016. (Coleção antena da fé). p. 52-64.
DINIZ FILHO, Edimar Teixeira. Práticas Agroecológicas na Produção de Arroz Vermelho no Vale do Apodi – RN. 2010. 159 f. Tese (Doutorado em Fitotecnia) - Universidade Federal Rural do Semiárido, Mossoró, 2010.
DUTRA, Camila Kayssa Targino. O papel da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA) e o Programa Um Milhão de cisternas (P1MC) no Semiárido Potiguar. 2017. 132 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, 2017.
FERRARO, Benedito. Laudato Si’ e a opção pelos pobres. In: Murad, Afonso; Sinivaldo Silva Tavares (Org.). Cuidar da Casa Comum: chaves de leitura teológicas e pastorais da Laudato Si’. São Paulo: Paulinas, 2016. (Coleção antena da fé). p. 65-72.
FRANCISCO, Papa. Carta encíclica Laudato Si’: Sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulinas, 2015.
FRANCISCO, Papa. Exortação apostólica Evangelli Gaudium: a alegria do Evangelho. São Paulo: Paulinas, 2013.
PONTIFÍCIO CONSELHO JUSTIÇA E PAZ. Compêndio da Doutrina Social da Igreja. São Paulo: Paulinas, 2005.
SEAPAC . Projeto Semeando Esperança no Alto Oeste Potiguar. Revista falta título, Natal, v. ? , n. ?. 2021. 40 p. É um documento eletrônico também?
SEAPAC. Disponível em: https://www.seapac.org.br. Acesso em: 05 jul. 2022.
SILVA, Judson Jorge da. O olhar de Padre Cícero sobre as relações sociedade natureza e sua importância na formação de núcleos rurais no Cariri cearense. Vozes, Pretérito & Devir. v. 1, n. 1. p. 181-201. 2013.
SUSIN, Luiz Carlos. Conversão ecológica: “conversão da conversão”. In: Murad, Afonso; Sinivaldo Silva Tavares (Org.). Cuidar da Casa Comum: chaves de leitura teológicas e pastorais da Laudato Si’. São Paulo: Paulinas, 2016. (Coleção antena da fé). p. 40-51.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Omnia Sapientiae
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Omnia Sapientiae adere a uma Licença Creative Commons Internacional (CC BY 4.0).Desta forma fica expressa a permissão para que compartilhem (copiem e redistribuam o material em qualquer formato) e adaptem (remixem, transformem e criem a partir do material), mesmo para fins comerciais, desde que citada a fonte.