INCLUSÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM CAMINHO PARA A HUMANIZAÇÃO?

Auteurs

  • Ceres Germanna Braga Morais Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mots-clés :

Inclusão social, Qualidade de vida, Tecnologias digitais de informação e comunicação, Mapeamento Sistemático de Literatura

Résumé

O desenvolvimento de ações de Inclusão Digital na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na atual sociedade é uma necessidade,
uma vez que o público alvo dessa modalidade costuma ser de imigrantes
digitais. Mas em que medida essa Inclusão tem ocorrido no Brasil, e como esta pode favorecer estudantes da EJA no tocante à humanização? Visando
analisar como ocorrem ações e pesquisas sobre a Inclusão Digital na EJA no Brasil, este artigo analisa publicações organizadas num corpus composto dos artigos presentes em uma revista e dois anais de eventos de informática na educação entre os anos de 2015 e 2020 no Brasil. Foram identificadas, nos artigos analisados, as mais diversas necessidades de se promover a Inclusão Digital na EJA, bem como as dificuldades enfrentadas e os contributos desta promoção. Além disso, foi evidenciado que ações de Inclusão Digital contribuem para a humanização do público da EJA.  

Références

ALVES, V. G. S.; BERNARDO, J. H.; LEMOS, M. C. L. A Inclusão Digital no Contexto Social da Educação de Jovens e Adultos: Um Estudo Exploratório nas Escolas de Macau – RN. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5., 2020, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 316-325.

BASTOS, D. L. R. ; RAPKIEWICZ, C. ; BENVENUTI, J. Integrando QR Code na educação na EJA: um projeto-piloto voltado para entendimento da língua portuguesa. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 22., 2016, Uberândia. Anais... Uberlândia: [s.n.], 2016.

BENVENUTI, J.; RAPKIEWICZ, C. Letramento digital na EJA: integrando Cultura Digital, Língua Portuguesa e Literatura. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 23., 2017, Recife. Anais... Recife: [s.n.], 2017. p. 964.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996. Disponível em: ftp://ftp.fnde.gov.br/web/siope/leis/LDB.pdf. Acesso em: 04 set. 2020.

CUNHA, R. S.; GURGEL, R. D. F. G. Práticas de Inclusão Digital na Educação de Jovens e Adultos: minicurso de Introdução à Informática, In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 5., WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 22., 2016, Uberândia. Anais... Uberlândia: SBC, 2016.

GOULART, D.; STABÄUS, C. D.; MOSQUERA, J. J. M. Inclusão digital na adultez tardia e o reencantamento da aprendizagem. In: FERREIRA, A. J. et. al. (Org.). Educação & envelhecimento: dados eletrônicos. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2012. p.79-94.

KITCHENHAM, B.A.; S. CHARTERS . Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering: version 2.3. Keele, UK: Keele University, 2007.

KITCHENHAM, B. A.; BUDGEN D, B. P. Using mapping studies as the basis for further research: a participant-observer case study. Inf. Softw. Technol, v. 53, n. 6, p.638–651, 2011.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: 34, 1999.

LÉVY, P. A conexão planetária: o mercado, o ciberespaço e a consciência. São Paulo: 34. 2001.

LIMA, S. C.; ALMEIDA, L. V. O. S. Letramento digital de idoso no contexto da EJA em Mossoró-RN. # Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, Canoas, v.4, n.1, p. 1-14, 2015.

MARTINS, E. B.; LOUREIRO, A. Transformação Digital e Inclusão Digital - Um estudo de caso com adultos que frequentam ações de formação na modalidade EFA. Rev. UIIPS, Santarém, v. 8, n. 2, p. 81-101, 2020.

MERGEN, C. C.; LIMBERGER, D. I.; CRUZ, M. K. Inclusão digital de jovens e adultos em processo de alfabetização: relato de experiências a partir de programa institucional. # Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, Canoas, v.4, n.1, p. 1-11, 2015.

ORTIZ, J.; PEREIRA, R. Atuando na Educação de Jovens e Adultos: nove princípios para guiar a prática. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 8., 2019, Brasília. Anais... Brasilia: SBC, 2019. p. 437-446.

PETERSEN, K.; FELDT, R.; MUJTABA, S.; MATTSSON, M. Systematic Mapping Studies in Software Engineering. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON EVALUATION AND ASSESSMENT IN SOFTWARE ENGINEERING, 12., 2008, Swindon. Proceedings... Swindon, UK: BCS Learning & Development, 2008, p. 1-10.

RAPKIEWICZ, C. ; RODRIGUES, L. F. D.; FRACASSO, D. C. ; WEIHMANN, G. Identidade na Educação de Jovens e Adultos através da integração do Teatro, Música e Cultura Digital. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 21., 2015, Maceió. Anais... Maceió: SBC, 2015. p. 11-20.

SANTOS, N. S. R. M. Roamin: Um Modelo para Representação de Objetos de Aprendizagem Multimodais Interativos. 2013. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Uiversidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

SERRES, M. P. Uma nova forma de viver em harmonia, de pensar as instituições, de ser e de saber. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

SILVA, J.V. A. et al. A promoção de inclusão digital de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) através da Extensão Universitária. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 8., WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 25., 2019. Anais... Brasília: SBC, 2019. p. 227-235

SILVA, M. R.. Blog como dispositivo pedagógico promovendo inclusão digital na EJA da escola pública em Pernambuco. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.

VYGOTSKY, L. S. O instrumento e o símbolo no desenvolvimento da criança. In: ______. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991. P. 17-24.

WEIHMANN, G. et al. Integrando tecnologias digitais na Educação de Jovens e Adultos: análise de publicações no Brasil. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 21., 2015, Maceió. Anais... Maceió: SBC, 2015. p. 524-533.

WOSZEZENKI , C. R.; FREITAS JÚNIOR, V.; ROVER, A. J. Inclusão Digital e Social: Cidadania e Autopoiese Na Sociedade Da Informação. Int. J. Knowl. Eng. Manage., Florianópolis, v. 2, n. 4, p. 94-108, nov. 2013.

XAVIER, A. Letramento digital e ensino. Disponível em: https://www.ufpe.br/nehte/artigos/Letramento%20digital%20e%20ensino.pdf. Acesso em: set. 2020.

Téléchargements

Publiée

2021-08-06

Comment citer

MORAIS, C. G. B. . INCLUSÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM CAMINHO PARA A HUMANIZAÇÃO?. Omnia Sapientiae, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 53–69, 2021. Disponível em: https://revistas.catolicadorn.com.br/omnia/article/view/13. Acesso em: 24 nov. 2024.