RESÍDUOS SÓLIDOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA DAS NOVAS GERAÇÕES

Autori

  • Maria Géssica da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Diego Nathan do Nascimento Souza Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Parole chiave:

Conscientização, Lixo, Problema Ambiental

Abstract

Cada vez mais torna-se necessário educar as novas gerações sobre a vivência de forma harmônica com o meio ambiente. O presente trabalho teve como objetivo despertar a percepção dos alunos do ensino fundamental em zona rural sobre o tema resíduos sólidos por meio da educação ambiental, buscando assim atuar como agente sensibilizante e formador de opiniões para a preservação e conservação do meio ambiente, utilizando palestra e músicas sobre o tema. Observou-se que os alunos após as atividades realizadas demonstraram estarem bastante entusiasmados com a perspectiva de colocar em prática o que aprenderam sobre o tema não somente no seu dia a dia, mas também em repassarem adiante os conhecimentos adquiridos sobre os resíduos sólidos.

Riferimenti bibliografici

ABREU, D. G. .; CAMPOS, M.L.A. M.; AGUILAR, M. B. R. Educação ambiental nas escolas da região de Ribeirão Preto (SP): concepções orientadoras da prática docente e reflexões sobre a formação inicial de professores de química. Quimica Nova, v. 31, n. 3, p. 688–693, 2008.

ABÍLIO, F. J. P.; FLORENTINO, H. D. S.; RUFFO, T. L. DE M. Educação Ambiental no Bioma Caatinga: formação continuada de professores de escolas públicas de São João do Cariri, Paraíba. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 5, n. 1, p. 171, 2015.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10004: Resíduos Sólidos - Classificação. Rio de Janeiro-RJ, 2004.

ALENCAR, M. M. M. Reciclagem De Lixo Numa Escola Pública. Candombá - revista virtual, v. 1, n. 2, p. 96–113, 2005.

BIZERRIL, M. X. A.; FARIA, D. S. Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental. Brasília. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 82, n. 200/201/202, p. 57-69, 2001.

BORGES, M. D.; ARANHA, J. M.; SABINO, J. A fotografia de natureza como instrumento para educação ambiental. Ciência & Educação (Bauru), v. 16, n. 1, p. 149–161, 2010.

CARDOSO JUNIOR, O. L. “Recicla Gostoso”: o papel da Educação Ambiental na coleta seletiva em São Miguel do Gostoso (RN). Revista brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 14, n. 1, 2019.

CARVALHO, A. R.; OLIVEIRA, M. V. C. Princípios básicos do saneamento do meio. 4. ed. São Paulo: Senac, 2004.

COPETTI, A. A. O.; ZANETTI, A.; CAMARGO, M. A. S. A música enquanto instrumento de aprendizagem significativa: a arte dos sons. XVI Seminário interinstitucional de ensino, pesquisa e extensão. 2011.

DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9. ed. GAIA, 2010. 552 p.

DIAS-DA-SILVA, C. D.; SANTOS, D. B. Percepção de estudantes do ensino fundamental sobre o meio ambiente e aeducação ambiental. UNISANTA Bioscience, v. 8, n. 2, p. 173-184, 2019.

EFFTING, T. R. Educação ambiental nas escolas públicas?: Realidade e desafios. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. 2007.

FARIAS, D. S. C. R.; SILVA, E. M.; FARIAS, M. S. S.; ARAÚJO, A. F. Percepção ambiental dos alunos do 7º e 8º ano de uma escola privada noagreste pernambucano. Caminhos da Geografia, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 75-81, 2012.

FRANÇA, J. M.; ARAÚJO, E. P.; SANTOS, A. G. F.; ARAÚJO, E. M. Educação ambiental: uma reflexão sobre a prática pedagógica em uma escola particular no município de Campina Grande - PB. Fórum internacional de resíduos sólidos. ISSN: 2527-1725. 2017.

GIROTTO, L. G.; PADILHA, E. T.; PACHECO, I. S.; MEDEIROS, M. S.; ARAÚJO, L. F. R.; CABRAL, A. C. S. Educação ambiental com alunos do 1° ao 3° do ensino fundamental deuma escola municipal rural do município de Uberlândia-MG. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 5, n. 4, p. 3786-3795, 2019.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistíca. Cuidando do lixo. Disponível em: ‹www.ibge.gov.br›. Acesso em: 29 de maio de 2019.

LIMA, M. Q. Lixo: Tratamento e Biorremediação. São Paulo, 2004.

LUNA, R. R.; ENO, E. G. J.; CAMINHA, I. S.; LIMA, R. A. A paródia musical como estratégia de ensino e aprendizagem em ciências naturais. Revista debates de ensino de química, v. 3, n. 2, p. 1-18, 2015.

MORAIS, R.; VARVERDE, L. H. O.; GUEDES, N. M. R.; FAVERO, S. Percepção ambiental dos alunos do 6 ao 9 ano do ensino fundamentalde uma escola pública municipal localizada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul/Brasil. Revista Tecné, Episteme y Didaxis, n. extraordinário, ISSN: 2323-0126, 2018.

NARCIZO, K. R. S. Uma análise sobre a importância da trabalhar educação ambiental nas escolas. Revista Eletrônica Mestr. Educação e Ambiente, v. 22, p. 1517-1256, 2009.

PASCHOALIN FILHO, J. et al. Comparação entre as Massas de Resíduos Sólidos Urbanos Coletadas na Cidade de São Paulo por Meio de Coleta Seletiva e Domiciliar. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 3, n. 3, p. 19-33, 2015.

SABINO, J. Técnica e ética da fotografia do comportamento animal: dos pioneiros à era digital. Oecologia Brasiliensis, v. 13, n. 1, p. 209-221, 2009.

SANTOS, H. M. N.; BORGES, A. A. S.; CÂNDIDA, A. C.; FEHR, M. Educação ambiental e resíduos sólidos em Araguari/MG – Brasil. Revista da Católica, Uberlândia, v. 2, n. 3, p. 136-152, 2010.

SANTOS, J. A. R.; PHILIPPI, D. A. moradores e catadores: conscientização para a coleta seletiva num município sul-matogrossense. Braziliam Journal of Development, v. 4, n. 2, 2018.

SILVA, R. A.; FELIX, K. K. F.; SOUZA, M. J. J. B.; SIQUEIRA, E. S. A gestão dos resíduos sólidos no meio rural: o estudo deum assentamento da região nordeste do Brasil. Gestão e Sociedade, Belo Horizonte, v. 8, n. 20, p. 593-613, 2014.

SILVA, E. S.; PEREIRA, I. B.; MELO, S. M. O uso da música no ensino de biologia: experiências com paródias. Anais do Congresso de Inovação Pedagógica em Arapiraca, v. 1, 2015.

SILVA, S. A. M.; OLIVEIRA, A. L. A música no ensino de ciências: perspectivas para a compreensão da ecologia e a temática ctsa (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente). http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2109-8.pdf. Acesso em maio de 2019.

SCHALCH, V. et al. Management and management of solid waste. p. 91, 2002.

SOUZA, G. S. et al. Educação Ambiental Como Ferramenta Para O Manejo De Resíduos Sólidos No Cotidiano Escolar. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 8, n. 2, p. 118–130, 2010.

SOARES, L. R. et al. Paródias como recurso didático no ensino de ciências. Anais do 10º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA, v.1, 2018.

TAVARES, L. J. Educação ambiental na escola pública: um relato de experiência. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, Florianópolis, n. 10, p. 43-56, 2010.

TRINDADE N. A. D. Consciência Ambiental: Coleta Seletiva e Reciclagem no Ambiente Escolar. Enciclopédia Biosfera, v. 7, p. 1-15, 2011.

Pubblicato

2022-11-07

Come citare

GÉSSICA DA SILVA, M.; NATHAN DO NASCIMENTO SOUZA, D. RESÍDUOS SÓLIDOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA DAS NOVAS GERAÇÕES. Omnia Sapientiae, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 29–38, 2022. Disponível em: https://revistas.catolicadorn.com.br/omnia/article/view/41. Acesso em: 21 nov. 2024.