A UNIVERSIDADE QUE ESCUTA E COMPARTILHA: VIVENCIANDO EXPERIÊNCIAS DE POLÍTICAS DE INCLUSÃO NA AMÉRICA LATINA

Autori

  • Ana Lúcia Oliveira Aguiar
  • Rosilene da Costa Bezerra Ramos Faculdade Católica do Rio Grande do Norte
  • Francisco Mayccon Passos Costa Faculdade Católica do Rio Grande do Norte

Parole chiave:

Território de Formação, Experiências, Pluralidades Culturais, Reciprocidades

Abstract

Este projeto nasce da experiência prática das ações da política de inclusão pensadas pela Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, na América Latina e, para este estudo, intitulado, A universidade que eu vivo é uma universidade que escuta e compartilha: vivenciando experiências de Políticas de Inclusão na América Latina. Propõe uma temática diversificada voltada para o compartilhamento e troca de experiências, com vistas à implantação de uma rede interuniversitária para a criação e implementação de ações tendo como base a promoção do respeito aos princípios da diversidade humana e a efetivação de direitos para a cultura da paz. Utilizaremos como metodologia as narrativas reflexivas autobiográficas de formação com base nos estudos de Josso (2010) e no princípio da aprendizagem formativa ao longo da vida de Freire (2005). Resulta em discussão de formação docente, práticas e trajetórias educativas, no cotidiano de territórios como espaços de pluralidades culturais perseguindo o afloramento do (re)encantamento da arte das vivências educativas, das solidariedades que empurram os sujeitos para a reciprocidade, para as trocas, pelo gosto da busca pelo Outro, pela reconstrução das identidades, pelo entendimento da memória enquanto movimento, função e construção social e manutenção de vínculos. O envolvimento, partilha e práticas de formação, nas regiões de fronteira entre os plurais espaços de aprendizado, nas diversas áreas de conhecimento no âmbito internacional, são base para o reconhecimento dos diferentes sujeitos em sua diversidade, capazes de dialogar, de compartilhar vínculos ancorados em seus lugares de pertença.

 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

ALBERTI, Verena. Manual de história oral. 3ª ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.

BOGDAN. R. e BIKLEN. S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. 33. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1995.

CAILLÉ, Alain. Antropologia do Dom; o terceiro paradigma/ Alain Caillé/ tradução de Ephraim Ferreira Alves. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 46. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2005.

_____. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. Disponível em: . Acesso em: 16 abr. 1996.

JOSSO. Marie-Christine. Experiência de vida e formação. 2 ed. rev. e amp. Natal, RN: EDUFRN, São Paulo: Paulus, 2010.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Universidade Estadual de Campinas, Departamento de Linguística. Campinas/SP: Revista Brasileira de Educação, 2002, p. 20-28. Disponível em: . Acesso em: 31 mai. 2017.

MAUSS, Marcel. Antropologia/organizador (da coletânea) Roberto Cardoso de Oliveira: (tradução de Regina Lúcia Moraes Morel, Denise Maldi Meirelles e Ivonne Toscano). São Paulo: Ática, 1974.

MOROSINI, Marilia Costa. USTÁRROZ, Elisa. Impactos da internacionalização da educação superior na docência universitária: construindo a cidadania global por meio do currículo globalizado e das competências interculturais. Em Aberto, Brasília, v. 29, n.97. 2016. p. 35-46

MENEZES, Marilda A. Construindo narrativas orais: interações sociais no trabalho de campo. In: Caderno de Campo, São Paulo: USP, nº 12, 2004.

TARDIF, M.; OULLETH E. Os saberes profissionais e de experiência docente. (resumo das ideias centrais do texto apresentado em congresso, 1996).

Pubblicato

2021-08-06

Come citare

OLIVEIRA AGUIAR, Ana Lúcia; RAMOS, Rosilene da Costa Bezerra; COSTA, Francisco Mayccon Passos. A UNIVERSIDADE QUE ESCUTA E COMPARTILHA: VIVENCIANDO EXPERIÊNCIAS DE POLÍTICAS DE INCLUSÃO NA AMÉRICA LATINA. Omnia Sapientiae, Mossoró, RN, v. 1, n. 1, p. 26–36, 2021. Disponível em: https://revistas.catolicadorn.com.br/omnia/article/view/11. Acesso em: 3 nov. 2025.

Articoli simili

1 2 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i