A UNIVERSIDADE QUE ESCUTA E COMPARTILHA: VIVENCIANDO EXPERIÊNCIAS DE POLÍTICAS DE INCLUSÃO NA AMÉRICA LATINA

Autor/innen

  • Ana Lúcia Oliveira Aguiar
  • Rosilene da Costa Bezerra Ramos Faculdade Católica do Rio Grande do Norte
  • Francisco Mayccon Passos Costa Faculdade Católica do Rio Grande do Norte

Schlagworte:

Território de Formação, Experiências, Pluralidades Culturais, Reciprocidades

Abstract

Este projeto nasce da experiência prática das ações da política de inclusão pensadas pela Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, na América Latina e, para este estudo, intitulado, A universidade que eu vivo é uma universidade que escuta e compartilha: vivenciando experiências de Políticas de Inclusão na América Latina. Propõe uma temática diversificada voltada para o compartilhamento e troca de experiências, com vistas à implantação de uma rede interuniversitária para a criação e implementação de ações tendo como base a promoção do respeito aos princípios da diversidade humana e a efetivação de direitos para a cultura da paz. Utilizaremos como metodologia as narrativas reflexivas autobiográficas de formação com base nos estudos de Josso (2010) e no princípio da aprendizagem formativa ao longo da vida de Freire (2005). Resulta em discussão de formação docente, práticas e trajetórias educativas, no cotidiano de territórios como espaços de pluralidades culturais perseguindo o afloramento do (re)encantamento da arte das vivências educativas, das solidariedades que empurram os sujeitos para a reciprocidade, para as trocas, pelo gosto da busca pelo Outro, pela reconstrução das identidades, pelo entendimento da memória enquanto movimento, função e construção social e manutenção de vínculos. O envolvimento, partilha e práticas de formação, nas regiões de fronteira entre os plurais espaços de aprendizado, nas diversas áreas de conhecimento no âmbito internacional, são base para o reconhecimento dos diferentes sujeitos em sua diversidade, capazes de dialogar, de compartilhar vínculos ancorados em seus lugares de pertença.

 

Literaturhinweise

ALBERTI, Verena. Manual de história oral. 3ª ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.

BOGDAN. R. e BIKLEN. S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. 33. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1995.

CAILLÉ, Alain. Antropologia do Dom; o terceiro paradigma/ Alain Caillé/ tradução de Ephraim Ferreira Alves. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 46. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2005.

_____. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. Disponível em: . Acesso em: 16 abr. 1996.

JOSSO. Marie-Christine. Experiência de vida e formação. 2 ed. rev. e amp. Natal, RN: EDUFRN, São Paulo: Paulus, 2010.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Universidade Estadual de Campinas, Departamento de Linguística. Campinas/SP: Revista Brasileira de Educação, 2002, p. 20-28. Disponível em: . Acesso em: 31 mai. 2017.

MAUSS, Marcel. Antropologia/organizador (da coletânea) Roberto Cardoso de Oliveira: (tradução de Regina Lúcia Moraes Morel, Denise Maldi Meirelles e Ivonne Toscano). São Paulo: Ática, 1974.

MOROSINI, Marilia Costa. USTÁRROZ, Elisa. Impactos da internacionalização da educação superior na docência universitária: construindo a cidadania global por meio do currículo globalizado e das competências interculturais. Em Aberto, Brasília, v. 29, n.97. 2016. p. 35-46

MENEZES, Marilda A. Construindo narrativas orais: interações sociais no trabalho de campo. In: Caderno de Campo, São Paulo: USP, nº 12, 2004.

TARDIF, M.; OULLETH E. Os saberes profissionais e de experiência docente. (resumo das ideias centrais do texto apresentado em congresso, 1996).

Veröffentlicht

2021-08-06

Zitationsvorschlag

OLIVEIRA AGUIAR, A. L. .; RAMOS, R. da C. B.; COSTA, F. M. P. A UNIVERSIDADE QUE ESCUTA E COMPARTILHA: VIVENCIANDO EXPERIÊNCIAS DE POLÍTICAS DE INCLUSÃO NA AMÉRICA LATINA. Omnia Sapientiae, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 26–36, 2021. Disponível em: https://revistas.catolicadorn.com.br/omnia/article/view/11. Acesso em: 21 nov. 2024.

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in