A NOÇÃO PROFESSOR EM DIÁRIOS REFLEXIVOS: UM ESTUDO ENUNCIATIVO

Auteurs

  • Duane Valentim Universidade Federal de São Carlos
  • Solange Christiane Gonzalez Barros SEDUC São Paulo

Mots-clés :

Enunciação, Operações Enunciativas, Noção, Léxico

Résumé

Com o objetivo de analisarmos as relações léxico-gramaticais no processo de geração de significação, selecionamos textos realizados por alunos do último ano do curso de Letras de uma universidade pública no interior do Estado de São Paulo. Os textos são oriundos do trabalho final - Diário Reflexivo - que contém a reflexão dos alunos a respeito das suas experiências durante a realização do estágio supervisionado. Em tais textos, foi possível evidenciar uma seleção do léxico relacionada à noção de professor. As representações cognitivas de professor revelam as experiências de mundo dos alunos, dialogam com as noções socialmente já construídas e são mediadas por fatores físico-culturais. Por meio de marcas léxico-gramaticais, os alunos traduzem textualmente as relações psicossociológicas que caracterizam o processo de linguagem. São estas marcas léxico-gramaticais que analisaremos pautando-nos na Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas, referencial teórico que assegura uma análise metalinguística e uma metodologia baseada na observação dos textos, nas formas lexicalizadas e nas construções gramaticais a fim de alcançarmos as representações psicossociológicas, que são de natureza cognitiva e abstrata.

 

Références

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Publiée

2021-12-17

Comment citer

VALENTIM, D.; CHRISTIANE GONZALEZ BARROS , S. . A NOÇÃO PROFESSOR EM DIÁRIOS REFLEXIVOS: UM ESTUDO ENUNCIATIVO. Omnia Sapientiae, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 35–52, 2021. Disponível em: https://revistas.catolicadorn.com.br/omnia/article/view/22. Acesso em: 24 nov. 2024.

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