PANDEMIA VIRAL E EXISTENCIAL: UM DESAFIO PARA OS EDUCADORES E EDUCADORAS

Autores/as

  • Nize Maria Campos Pellanda Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Palabras clave:

Autopoiesis, Docência, Ontoepistemogênese, Cognição, Biologia da Cognição

Resumen

Esse artigo é datado no sentido que trata do contexto atual da Pandemia do CONVID 19, sua gênese histórica e suas implicações físicas, existenciais, econômicas, políticas, sociais e epistêmicas. É um mundo que desaba no qual o papel dos educadores e educadoras é crucial. O eixo do texto, portanto, gira em torno da questão: - quais os desafios que se colocam hoje aos educadores e educadoras diante de tamanha tragédia global? Para responder a esse questionamento a A constrói uma proposta de ressignificação da docência partindo da elaboração de um quadro teórico cujos pressupostos procedem do Paradigma da Complexidade que não separa as dimensões da realidade. Assim, a dimensão pessoal e singular são partes integrantes do processo cognitivo que nada mais é do que o processo de viver. São trazidos exemplos de práticas didáticas autopoiéticas (construção de si) para ilustrar uma docência ressignificada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ARENDT, H. Eichman em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal. Lisboa: Itaca, 2017.

ATLAN. H. Entre o cristal e a fumaça: ensaio sobre a organização do ser vivo. Rio de Janeiro:

Jorge Zahar, 1992.

BATESON, G.; BATESON, M.C. El temor de los angeles. Barcelona: GEDISA, 2000.

ESPINOSA, B. E?tica. Sa?o Paulo: Abril, 1983.

LEVY, P. Inteligência Coletiva. São Paulo: Loyola, 1998.

MATURANA, H. Emociones y lenguaje en Educacion y Política. Santiago: Hachette, 1991.

MATURANA, H. R.; PÖRKSEN, B. Del ser al hacer. Santiago, Chile: Jcsáez Editor, 2004.

MATURANA, H.; VARELA, F. Autopoiesis and cognition. Dortercht: Reidl, 1980.

NIETZSCHE, F. Nietzsche. São Paulo: abril, 1983.

PRIGOGINE, I.; STENGERS, I. Entre o tempo e a eternidade. São Paulo: Cia das Letras, 1992.

VARELA, F. El Fenomeno de la vida. Santiago: Dolmen, 2000.

VON FOERSTER, H. Understanding understanding. New York: Spring, 2003

Publicado

2021-08-06

Cómo citar

PELLANDA, Nize Maria Campos. PANDEMIA VIRAL E EXISTENCIAL: UM DESAFIO PARA OS EDUCADORES E EDUCADORAS. Omnia Sapientiae, Mossoró, RN, v. 1, n. 1, p. 87–97, 2021. Disponível em: https://revistas.catolicadorn.com.br/omnia/article/view/15. Acesso em: 16 oct. 2025.

Artículos similares

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.