PANDEMIA VIRAL E EXISTENCIAL: UM DESAFIO PARA OS EDUCADORES E EDUCADORAS

Authors

  • Nize Maria Campos Pellanda Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Keywords:

Autopoiesis, Docência, Ontoepistemogênese, Cognição, Biologia da Cognição

Abstract

Esse artigo é datado no sentido que trata do contexto atual da Pandemia do CONVID 19, sua gênese histórica e suas implicações físicas, existenciais, econômicas, políticas, sociais e epistêmicas. É um mundo que desaba no qual o papel dos educadores e educadoras é crucial. O eixo do texto, portanto, gira em torno da questão: - quais os desafios que se colocam hoje aos educadores e educadoras diante de tamanha tragédia global? Para responder a esse questionamento a A constrói uma proposta de ressignificação da docência partindo da elaboração de um quadro teórico cujos pressupostos procedem do Paradigma da Complexidade que não separa as dimensões da realidade. Assim, a dimensão pessoal e singular são partes integrantes do processo cognitivo que nada mais é do que o processo de viver. São trazidos exemplos de práticas didáticas autopoiéticas (construção de si) para ilustrar uma docência ressignificada.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ARENDT, H. Eichman em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal. Lisboa: Itaca, 2017.

ATLAN. H. Entre o cristal e a fumaça: ensaio sobre a organização do ser vivo. Rio de Janeiro:

Jorge Zahar, 1992.

BATESON, G.; BATESON, M.C. El temor de los angeles. Barcelona: GEDISA, 2000.

ESPINOSA, B. E?tica. Sa?o Paulo: Abril, 1983.

LEVY, P. Inteligência Coletiva. São Paulo: Loyola, 1998.

MATURANA, H. Emociones y lenguaje en Educacion y Política. Santiago: Hachette, 1991.

MATURANA, H. R.; PÖRKSEN, B. Del ser al hacer. Santiago, Chile: Jcsáez Editor, 2004.

MATURANA, H.; VARELA, F. Autopoiesis and cognition. Dortercht: Reidl, 1980.

NIETZSCHE, F. Nietzsche. São Paulo: abril, 1983.

PRIGOGINE, I.; STENGERS, I. Entre o tempo e a eternidade. São Paulo: Cia das Letras, 1992.

VARELA, F. El Fenomeno de la vida. Santiago: Dolmen, 2000.

VON FOERSTER, H. Understanding understanding. New York: Spring, 2003

Published

2021-08-06

How to Cite

PELLANDA, Nize Maria Campos. PANDEMIA VIRAL E EXISTENCIAL: UM DESAFIO PARA OS EDUCADORES E EDUCADORAS. Omnia Sapientiae, Mossoró, RN, v. 1, n. 1, p. 87–97, 2021. Disponível em: https://revistas.catolicadorn.com.br/omnia/article/view/15. Acesso em: 16 oct. 2025.

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.