PHOTOBIOMODULATION THERAPY IN THE HEALING PROCESS AFTER CESAREAN SECTION: LITERATURE REVIEW
Parole chiave:
Fotobiomodulação; Pós-parto; Cesárea; Fisioterapia; Cicatrização.Abstract
A cesariana é um procedimento cirúrgico para a retirada do feto via abdominal e parede uterina, que é realizada por uma incisão cirúrgica na pele da mãe, acima da sínfise púbica. O processo de cicatrização dessa incisão cirúrgica ocorre em três fases: inflamação, proliferação e maturação. A fotobiomodulação (FBM) é um recurso utilizado pelos fisioterapeutas, que é equivalente ao LED e laser de baixa intensidade. O objetivo central que é descrever através de uma revisão integrativa, o efeito da FBM no tratamento do processo de cicatrização pós-parto cesariana que é utilizado como método não farmacológico para modulação do processo inflamatório. Realizou-se uma revisão integrativa nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scielo, Google acadêmico, PUBMed e PEDro no período de 2012 a 2023, com buscas realizadas no período de 7 meses. Das 117 publicações encontradas foram excluídos 109, restando 8 para leitura na íntegra. Conforme os estudos analisados a FBM promoveu controle da dor na incisão cirúrgica e reparação tecidual no processo de cicatrização do pós-operatório da cesariana. O laser de baixa intensidade oferece avanços nos mecanismos de respostas celulares sendo eficaz e não invasiva, apresentando melhor evolução na reparação tecidual. Concluiu-se que a FBM aplicada na cicatrização de um pós-parto cesárea, mostrou ser uma terapia segura, eficaz e capaz de promover a aceleração do processo de cicatrização
A cesariana é um procedimento cirúrgico para a retirada do feto via abdominal e parede uterina, que é realizada por uma incisão cirúrgica na pele da mãe, acima da sínfise púbica. O processo de cicatrização dessa incisão cirúrgica ocorre em três fases: inflamação, proliferação e maturação. A fotobiomodulação (FBM) é um recurso utilizado pelos fisioterapeutas, que é equivalente ao LED e laser de baixa intensidade. O objetivo central que é descrever através de uma revisão integrativa, o efeito da FBM no tratamento do processo de cicatrização pós-parto cesariana que é utilizado como método não farmacológico para modulação do processo inflamatório. Realizou-se uma revisão integrativa nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scielo, Google acadêmico, PUBMed e PEDro no período de 2012 a 2023, com buscas realizadas no período de 7 meses. Das 117 publicações encontradas foram excluídos 109, restando 8 para leitura na íntegra. Conforme os estudos analisados a FBM promoveu controle da dor na incisão cirúrgica e reparação tecidual no processo de cicatrização do pós-operatório da cesariana. O laser de baixa intensidade oferece avanços nos mecanismos de respostas celulares sendo eficaz e não invasiva, apresentando melhor evolução na reparação tecidual. Concluiu-se que a FBM aplicada na cicatrização de um pós-parto cesárea, mostrou ser uma terapia segura, eficaz e capaz de promover a aceleração do processo de cicatrização.
Riferimenti bibliografici
REFERÊNCIAS
DE OLIVEIRA, Rauirys Alencar et al. TERAPIA COM LASER DE BAIXA INTENSIDADE NO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO PÓS-PARTO CESARIANO–ESTUDO CLÍNICO. Energia (J), v. 2, p. 4, s,d.
ALMEIDA, Laila Lídia Faria et al. Impacto clínico da cicatriz na funcionalidade em mulheres submetidas à cesariana, v. 19, p. s2-s9, 2011. ISSN 1067-1927, 2020.
FERREIRA, Alieny Cristina Duarte; BATISTA, Ana Luzia Araújo; DE VASCONCELOS CATÃO, Maria Helena Chaves. A atuação da laserterapia na angiogênese e no reparo tecidual. Research, Society and Development, v. 10, n. 3, p. e34610313334-e34610313334, 2021.
BATISTA, Vanda Farias; DOS SANTOS, Gilson Casagrande; MELLO, Manoela Aparecida Fumagalli Coelh. A utilização do laserterapia de baixa potência em fissuras mamária. Revista Thêma et Scientia, v. 10, n. 1, p. 131-146, 2020.
NASCIMENTO, Sara Raquel Caeiro Vila Maior do. Parto por cesariana: análise crítica da experiência do CHCB. 2016. Dissertação (Tese de Doutorado) - Universidade da Beira Interior. Cuso de Medicina. Covilhã: 2016.
TRAVERZIM, Maria Aparecida dos Santos, Malabe S, Silva DFT, Pavani C, Bussadori SK, Fernandes KSP, Motta LJ. Effect of led photobiomodulation on analgesia during labor: Study protocol for a randomized clinical trial. Medicine (Baltimore). 2018 Jun 97(25):11120. Doi:10.1097/MD.0000000000011120. PMID:29924010: PMCID: PMC6023678.
SILVA, Barbara Ribas da et al. A inclusão de práticas integrativas e complementares (PICS) em puérperas após incisão abdominal. Revista Fitos. Rio de Janeiro. 2022; 16(1): 54-65 | e-ISSN: 2446-4775 | www.revistafitos.far.fiocruz.br | CC-BY 4.0, 2020.
MOURA, José Pedro Gomes. Terapia fotodinâmica no reparo de deiscência de ferida operatória pós-cesárea: estudo piloto de um ensaio clínico randomizado. 2021. Dissertação (Pós-Graduação) - Universidade Federal do Amapá. Obtenção do título de Mestre em Ciências da Saúde. Macapá-Ap: 2021.
LEMOS, Ana Cláudia dos Anjos Borges et al. Abordagem anestésica no parto cesáreo e controle da dor no pós-operatório: Anesthetic approach in cesarean section and postoperative pain control. Brazilian Journal of Health Review, v. 5, n. 5, p. 19158-19168, 2022.
ANDRADE, Fabiana do Socorro da Silva Dias; CLARK, Rosana Maria de Oliveira; FERREIRA, Manoel Luiz. Efeitos da laserterapia de baixa potência na cicatrização de feridas cutâneas. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, v. 41, p. 129-133, 2014.
VOGT, Gabriela. Avaliação do uso de ultrassom e laser de baixa intensidade em cicatriz de pós-operatório em pacientes submetidas à cesariana. 2016. Relatório de trabalho de curso (Graduação) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética. Santa Cruz do Sul: 2016.
FERREIRA, Aline Gomes Afonso. Aplicação do laser de baixa intensidade no processo de cicatrização de ferida cirúrgica: padronização dos parâmetros dosimétricos. 2016. Dissertação (Pós-Graduação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Curso de Engenharia Mecânica. Belo Horizonte-MG: 2018.
Downloads
Pubblicato
Versioni
- 2024-05-04 (2)
- 2024-05-02 (1)
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Omnia Sapientiae

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Omnia Sapientiae adere a uma Licença Creative Commons Internacional (CC BY 4.0). Desta forma fica expressa a permissão para que compartilhem (copiem e redistribuam o material em qualquer formato) e adaptem (remixem, transformem e criem a partir do material), mesmo para fins comerciais, desde que citada a fonte.
Omnia Sapientiae adheres to an International Creative Commons License (CC BY 4.0). In this way, permission is expressed to share (copy and redistribute the material in any format) and adapt (remix, transform, and build upon the material), even for commercial purposes, as long as the source is cited.
Omnia Sapientiae adhiere a una Licencia Creative Commons Internacional (CC BY 4.0). De esta forma, se expresa el permiso para compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material), incluso para fines comerciales, siempre que se cite la fuente.